O comitê executivo da Petrobras aprovou, na sexta-feira, dia 02 de maio, a contratação de 23 embarcações de apoio marítimo referentes à sexta rodada do Programa de Renovação da Frota de Embarcações de Apoio Marítimo (Prorefam). 


As contratações consistem em 19 PSVs (Platform Supply Vessels – embarcações para transporte de cargas para as plataformas), seis da Asgaard Navegação S.A., seis da Starnav Serviços Marítimos Ltda, três da Bram Offshore Transportes Marítimos Ltda., duas da Wilson Sons Offshore S.A. e duas da Companhia Brasileira de Offshore. Além disso, 4 AHTS (Anchor Handling Tug and Supply Vessels – embarcações para reboque e ancoragem de sondas) da Companhia Brasileira de Offshore.

Nesse programa,o percentual de conteúdo local exigido na fase de construção é de 50% para as embarcações modelo AHTS (Anchor Handling and Tug Supply), e de 60% para as modelos PSVs (Platform Supply Vessels) e OSRV (Oil Spill Response Vessel). Na fase operacional, o percentual é de 70% para todos os tipos de embarcações.

Os contratos, de acordo com a Petrobras, totalizam um investimento de aproximadamente 3,8 bilhões de reais e devem gerar em torno de 7000 empregos diretos no Brasil em quatro anos.

Desde 2008, esses contratos têm assegurado uma demanda média de 5500 trabalhos em estaleiros brasileiros em cada rodada.

O Prorefam prevê a contratação de 146 embarcações, em sete rodadas. Até esta rodada foram contratadas 110 embarcações, totalizando cerca de US$ 6,7 bilhões de investimentos dos afretadores para a construção das embarcações no Brasil. A 7ª rodada do programa foi lançada em março deste ano e a Petrobras receberá as propostas até junho e os contratos serão assinados até outubro.

Fonte: World Maritime News