Embarcado no Mercosul Santos, full container da Mercosul Line, o PON Dias nos conta um pouco de sua experiência no seu primeiro dia como praticante. Sejam bem-vindos a bordo!


“Sou o Praticante de Náutica Dias e estou escrevendo para o Diário do Pratica para contar um pouco da minha experiência.”


“Meu primeiro dia embarcado foi 27 de fevereiro de 2014, no Mercosul Santos, full container  da Mercosul Line, que faz navegação de cabotagem. Isso foi numa quinta-feira, sendo que, na segunda-feira da mesma semana, recebi o e-mail da Maersk dizendo para qual navio eu estava indo. Já na reunião de indução e contratação, recebi instruções para estar preparado para embarcar, fazer as malas e separar os EPI’s. O navio estava em Suape-PE, então a empresa forneceu a passagem aérea para chegar em Recife e de lá um motorista para levar até o porto, onde o navio estava atracado. Esse primeiro embarque está sendo com meu campanha de turma, PON Lage. Quando cheguei a bordo, fui para o meu camarote, que é individual e bem confortável. Entregamos a CIR e o ASO da empresa e já no primeiro dia, tiramos serviço de portaló, onde devemos seguir os procedimentos previstos no ISPS Code e serviço de convés, verificando quais contêineres haviam sido descarregados e carregados nas bays e dar o pronto para o Imediato, finalizando o primeiro dia. Nesses primeiros dias de praticagem já aprendi muito com a PON Juliana, do CIABA. Fizemos uma familiarização, onde conhecemos um pouco sobre o navio e locais como lavanderia, academia, salão de lazer e cozinha (a comida é ótima). Deve-se ter bastante observação, sobretudo no que diz respeito à segurança. Além disso, a proatividade do pratica é fundamental, é sempre importante mostrar interesse em aprender. Aos que estão ainda na escola, curtam bastante esse momento de vocês. É aqui, embarcado, que damos muito valor a cada momento que passamos em terra. É muito gratificante estar aqui, ser mercante é mais que uma profissão, é uma condição de vida.”

PON Dias

COMPARTILHAR
O OfAl Caíque estudou na Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante de 2012 a 2015, fazendo parte da Turma Caio Augusto Castro. No 1º ano, foi escritor do Jornal Pelicano, no 2º ano, Webmaster e no 3º ano, Presidente do Jornal Pelicano.