Ser marítimo é muito mais que uma profissão. É um meio de vida, onde os valores tornam-se diferentes dos da grande maioria das pessoas. O mercante é reconhecido em terra por não parecer estar no seu verdadeiro habitat. Diz-se em ditados antigos que se reconhece um marítimo pelo seu andar, que imita os movimentos de seu navio.


A vida no mar exige muitas renuncias do profissional, desde o conforto de sua casa até mesmo o convívio com os seus amigos e familiares. Não obstante toda a dor da saudade, o oficial da marinha mercante passa a ter um segundo lar; nele o mar torna-se seu quintal, o navio sua casa, a tripulação sua nova família e o horizonte personifica-se na mais pura e doce esperança.

Não é uma vida fácil, mas nada que vale a pena é fácil. Ser mercante é uma escolha para a vida inteira. Por mais que você esteja em terra sua alma continua embarcada, no balanço das ondas, sua visão de mundo é como vista de uma janela do passadiço. O ronco dos motores pode lembrar sua próxima partida que  logo em seguida é confirmada pelo soar de “máquinas avante”. O tempo passa a ser relativo.

Ser Marítimo….melhor profissão não há!