O navio Oasis of the Seas é o segundo maior navio de passageiros do mundo superado apenas por outro navio de mesma classe, o Allure of the Seas. A embarcação foi encomendada em fevereiro de 2006 e projetada sob o nome Projeto Genesis pela STX Europe, uma subsidiária do grupo sul-coreano STX Corporation, na cidade de Turku, na Finlândia.

Tobogã no MS Oasis of the Sea (Foto: Divulgação)

O Oasis apresentou um pequeno problema quando realizava sua primeira flutuação. Os rebocadores que controlavam a embarcação perderam o controle fazendo com que o gigante colidisse com as docas, resultando em avarias no casco que logo foram corrigidas. Mesmo com o ocorrido, suas obras foram completamente concluídas em 28 de outubro de 2009. Antes de sua primeira viagem com passageiros, o Oasis of the Seas possuía outro desafio a ser superado: passar pela ponte Grande Belt na Dinamarca. A ponte tem uma altura de 65 m acima do nível da água; o Oasis normalmente tem uma altura de 72 m à linha de água. A passagem só foi possível recolhendo-se os exaustores superiores do navio, e aproveitando o fenômeno hidrodinâmico conhecido como efeito squat, onde uma embarcação tende a afundar na água quando acelerada. O navio, sendo acelerado à potência próxima da máxima das turbinas, conseguiu passar por baixo da ponte apenas com cerca de 60 cm de folga.

Praça do MS Oasis of the Sea (Foto: Divulgação)

Os ambientes são divididos em “bairros” no Oasis of the Seas, assim é possível passar a viagem em uma cabine com vista para o “Central Park”, uma reprodução do original que fica nos Estados Unidos. As suítes atendem famílias, casais e pessoas que querem os luxuosos lofts que têm dois andares, janelas do chão ao teto e espaços com, no mínimo, 166 m². Uma das opções conta com sala de jantar própria e um piano de cauda.

Projeto vetorizado do MS Oasis of the Sea (Foto: Divulgação)

O número de atrações é assim como seu tamanho, gigantesco. Entre as atrações, estão dois simuladores de surf. Durante o dia, o Oasis permite aos passageiros patinarem na pista de gelo onde ocorrem as apresentações. Além dessas atrações, podemos contar com: Inúmeros bares e restaurantes, salões de beleza, salões de festas, cassinos, shoppings, teatros, pista de corrida e galeria de arte.

No quesito estrutural, o navio se mostra um Titã dos mares. Além de seus 361, 6 m de comprimento, o Oasis of the Seas, possui outras características que se mostram muito superiores ao Titanic, um dos navios mais famosos do mundo. Analisando o Quadro Comparativo é possível perceber a facilmente a diferença.

MS Oasis of the Seas

RMS Titanic

Comprimento

361,6 m

269,04 m

Boca máxima

64,92 m

28 m

Tonelagem Bruta

225.282 t

46.328 t

Tripulação

2.165 pessoas

892 pessoas

Capacidade

5 400 passageiros

2 435 passageiros