Inspirado no animal que habita o mesmo território, o novo equipamento pretende explorar os segredos de navios que hoje descansam sob as águas do mar.

Criado por pesquisadores da Tallinn University of Technology, o U-CAT é um equipamento de pequeno porte e totalmente manobrável, que se baseia no princípio de locomoção das tartarugas para adentrar embarcações naufragadas. Esses animais têm a capacidade de nadar suavemente e, se preciso, deslizar entre pedaços de coral. Pensando nisso, o robô biomimético (instrumentos baseados em animais ou plantas, que tiram proveito de determinada característica natural de um ser para solucionar problemas técnicos) foi desenvolvido com a mesma habilidade de se ajustar entre fendas e cantos de navios afundados, podendo capturar fotos nítidas do que encontrar. Suas imagens de vídeo permitem a identificação de objetos (tesouros) e também auxiliam mergulhadores para que possam analisar o ambiente e planejar suas missões.

 

“Os robôs submarinos convencionais usam hélices para propulsão. Os propulsores tipo barbatana do U-Cat podem dirigir o robô em todas as direções sem perturbar a água e levantando lodo do piso, o que diminuiria a visibilidade dentro dos restos do naufrágio,” afirma Taavi Salumae, criador do conceito e design do robô.

 Dentre os muitos robôs submarinos, o U-CAT se destaca por preencher uma lacuna na exploração de naufrágios, já que a operação é perigosa para mergulhadores pelo risco de entrar em embarcações que podem estar afundadas há mais de um século. Seu tamanho pequeno e o custo relativamente baixo de sua construção representam grandes implicações para a arqueologia submarina.

Explore, curta e compartilhe o novo Jornal Pelicano!

COMPARTILHAR
Segundo Oficial de Máquinas e Membra Honorária do Jornal Pelicano. Foi aluna da EFOMM de 2013 a 2015, Comandante de Companhia, Adaptadora-aluna, Atleta da Equipe de Basquete, Monitora do Grêmio de Máquinas, Escritora e Presidente do Jornal Pelicano.