Foto: Al. Lília Saboya

Antes mesmo da criação da SAMM (Sociedade Acadêmica da Marinha Mercante), em 1974, já existia o Conjunto Musical da EFOMM, no qual os membros tocavam instrumentos e praticavam a dança. Já em 2013, o grêmio de dança foi criado com o objetivo de integrar e unir os alunos da escola, além de ensinar diversos ritmos, dependendo do quantitativo interessado.

Atualmente, estão sendo ministradas aulas de forró às terças-feiras pelo monitor-aluno do segundo ano de máquinas Yuri. São formados pares e, para maior interação entre os anos, há troca de duplas. Dessa forma, o aluno do 2º ano ensina os passos básicos do gênero musical, podendo, assim, participar não somente as pessoas que já sabem dançar, mas também aquelas que querem aprender. Esse tipo de trabalho funciona como uma “válvula de escape”, tendo em vista a rotina cansativa dos estudantes.

Foto: Al. Lília Saboya

O GDance tem aberto oportunidades para que os alunos melhorem sua performance, auxiliando-os na perda da timidez. Enfim, a fuga das obrigações diárias ao entrar no maravilhoso mundo da dança é essencial para que eles se sintam bem consigo mesmos.