Iniciando uma série nova que visa cobrir a rotina e treinamentos de todos os grêmios esportivos do CIAGA, o Jornal Pelicano visitou, esse mês, o Grêmio de Artes Marciais da EFOMM.

O Grêmio

O grêmio iniciou as atividades há alguns anos e conta com a prática de alunos em estilos de lutas que incluem Muay Thai e Jiu-Jitsu. Periodicamente, alguns atletas renomados visitam o grêmio. A participação dos alunos é, assim como a contribuição, voluntária, e fazer parte do Grêmio de Artes Marciais não significa que você está preso a esse único esporte na Escola.
Apesar de incluir a participação de competições anuais contra outras escolas militares e torneios regionais, o grêmio conta com treino de teor instrutivo quatro vezes por semana, mas consegue benefícios aos alunos frequentes, como visitações e treinos externos. Na maioria das vezes, o treino é feito no dojô do CIAGA, por ser um lugar com acesso a todos os materiais e recursos que o treinamento exige. Os materiais são comprados pela SAMM, que financia a infraestrutura e manutenção do grêmio. Segundo o atual comodoro do grêmio, o Al.  Douglas Vinícius, qualquer um que colabore com a sociedade acadêmica pode usufruir das instalações do grêmio apenas para a prática do esporte em grupo, sem que haja um comprometimento extra com o treino profissional, já que não há mensalidade extra. O conteúdo dos encontros não são puramente lutas em si, mas também atividades que colocam as habilidades físicas e mentais dos participantes em aplicação. A presença no grêmio torna-se agradável, tanto para aqueles que querem desenvolver novas habilidades levando as técnicas a nível competitivo quanto para aqueles que têm em mente desempenhar exercícios físicos coletivos na hora do TFM.

Professores

Os professores das artes são mestres e especialistas no que ensinam. O mestre Claudiere Freitas é vencedor do Campeonato Mundial de Muay Thai em 2014 que aconteceu na Tailândia, e dono do cinturão do evento Premium Fight 70kg e ministra as técnicas toda terça e quinta. O professor Bruno Martins é lutador profissional faixa preta de Jiu-Jitsu do lendário mestre Dedé Pederneiras, fundador da equipe Nova União.

Torneios

Para os alunos que buscam atuar em nível competitivo, o grêmio participa também de torneios fora da escola. A participação dos alunos da EFOMM conseguiu destaque nas últimas edições anuais da MercNav, MercAer e MercaEx. Para a participação de campeonatos, a atuação dos alunos é avaliada na seletiva do grêmio pra montar a equipe oficial; esses seguem uma rotina de treinamento mais estrito em épocas que antecedem os torneios.

Encontros

O GAM está de portas abertas e convida qualquer aluno que despertar a curiosidade por praticar as lutas. As luvas e os kimonos são empréstimos do grêmio; basta apenas atentar-se ao dia que ocorrerá a aula da modalidade e comparecer no horário do TFM – As datas de reuniões do Grêmio de Artes Marciais são avisadas pela comunicação interna entre os alunos, mas busca-se seguir os horários de 15h até as 18h de segunda a quinta-feira.

 

“A série ‘(Mais) Sobre os grêmios’ é uma cobertura do Jornal Pelicano que, semanalmente, escolhe um grêmio esportivo da EFOMM para acompanhar de perto a rotina e informar aos leitores sobre a atuação e história que os grêmios carregam dentro da escola.”

 

Confira mais fotos em nosso Flickr clicando na imagem abaixo.

_MG_4248