“O que a gente vê e é aqui na EFOMM, é o que a gente encontra e vive na profissão”. Essa citação mostra a importância do contato entre mercantes experientes e futuros profissionais, proporcionado pelo evento semanal organizado pela Sociedade Acadêmica da Marinha Mercante (SAMM). Nesta quarta feira, dia 11 de março, ocorreu, na Sala de Estar da Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM). outra edição do Café com a SAMM, desta vez, recebendo o Capitão de Longo Curso Pacheco, atual comandante de uma embarcação de apoio marítimo.

Trabalho no exterior

O Comandante iniciou a conversa contando suas experiências trabalhando 8 anos no exterior, na costa de países como Egito, Marrocos, Índia, Cingapura e outros. Comentou também sobre as diferentes normas de conduta em bandeiras de águas estrangeiras e enfatizou a importância de falar inglês fluentemente e de aprimorar o próprio currículo para facilitar a trilha na carreira.

Cuidados com Segurança

Quando questionado quanto à adaptação às escalas de trabalho, declarou preferência pela escala onde passava 21 dias embarcado e 21 dias em casa. O Oficial ainda compartilhou as situações de risco que viveu, como mau tempo – enfrentou um ciclone na Baía da Bengala – e a travessia de rotas com atividade pirata, ressaltando a importância das instruções de segurança.

Comandando um navio sonda semissubmersível com 160 tripulantes – 12 destes oficiais, 6 de máquinas e 6 de náutica – a preocupação com a segurança à bordo é constante e massiva. Em embarcações de refino, exploração ou transporte de petróleo, exercícios de protocolos de segurança são executados todas as semanas.

CLC Pacheco conversa com alunos no Café com a SAMM. (Foto: Al. Bárbara Castro / Jornal Pelicano)
CLC Pacheco conversa com alunos no Café com a SAMM. (Foto: Al. Bárbara Castro / Jornal Pelicano)

RH e Praticagem

 

O Capitão assegurou que as empresas petroleiras se comunicam e a reputação de um mercante o precede.

Em relação à praticagem, o Comandante pede aos estagiários que mostrem vontade de aprender, perguntando frequentemente e compreendendo tudo o que está certo e tudo o que está errado, para reunir conhecimento sobre o que acontece à bordo.

Importância da EFOMM

O ex-Presidente da SAMM, formado na Turma de 2003, teve a oportunidade de trabalhar com outros ex-alunos e disse que já deu e recebeu ordens de alunos de turmas anteriores e posteriores à dele. Ele afirmou que todos os aspectos da EFOMM refletem a vida à bordo, inclusive, a experiência aqui adquirida.

O Café com a SAMM repetiu o sucesso das edições anteriores – compartilhando novos conhecimentos e dando ênfase à questões já respondidas – e mais uma vez serviu como guia aos alunos dos 3 anos da Escola.