Praticagem

Raquel Amorim, ex-aluna da EFOMM e também ex-presidente do Jornal Pelicano, iniciou a conversa tratando sobre um dos assuntos mais prementes na vida dos alunos: a praticagem. Ela relatou sua experiência durante o período, que constitui um estágio no qual é possível consolidar o conhecimento adquirido nos três anos de Escola, enfatizando a necessidade de saber usá-lo para a aprendizagem. Segundo a 2ON, é necessário se informar e tirar todas as dúvidas durante a praticagem, pois o desempenho preciso das funções de oficial será realmente cobrado após essa fase.

RIT

Quando questionada a respeito de seus maiores desafios a bordo, Raquel Amorim foi categórica, sintetizando sua resposta em uma palavra – “RIT”. Relações Interpessoais no Trabalho é uma das disciplinas ministradas no primeiro ano de curso da EFOMM e diz respeito à comunicação e relacionamento entre os profissionais. Raquel reforçou que a convivência e o trato com os companheiros de trabalho é um aspecto delicado da vida a bordo, de modo que aprender a lidar com essas pessoas é desafiador, mas também fundamental para uma boa atuação nesse tipo de ofício.

 “A” oficial

Outras questões levantadas pelos alunos foram quanto ao preconceito e algumas situações experiênciadas pela mulher a bordo. Raquel Amorim exemplificou casos diversos que vivenciou ou tomou conhecimento acerca do assunto, ressaltando a necessidade de saber se impor e demonstrar sempre profissionalismo. 

DP

O curso de DP (Posicionamento Dinâmico) foi também alvo de muitas perguntas, todas esclarecidas pela experiência de Raquel, que acumula em seu currículo mais essa certificação.

Participações especiais

O Café foi ainda enriquecido pelos depoimentos de mais três oficiais da turma da 2ON convidada que vieram prestigiar o encontro. Ao final da noite, os alunos puderam levar informações de suma relevância para sua futura carreira, tirar suas dúvidas e conhecer um pouco mais sobre a profissão mercante. 

COMPARTILHAR
Segundo Oficial de Máquinas e Membra Honorária do Jornal Pelicano. Foi aluna da EFOMM de 2013 a 2015, Comandante de Companhia, Adaptadora-aluna, Atleta da Equipe de Basquete, Monitora do Grêmio de Máquinas, Escritora e Presidente do Jornal Pelicano.