Dos dias 26 a 29 de outubro ocorreu, no Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA), um ciclo de palestras protagonizado por empresas conveniadas ao Órgão, habilitadas a oferecer vagas para o período de praticagem dos alunos formados na Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM).

As companhias expuseram aos terceiranistas uma visão geral sobre suas histórias, missões e escopos, além de esclarecerem dúvidas quanto aos mais variados aspectos do trabalho desempenhado pelos profissionais que empregam. O ciclo de palestras teve duração de 5 dias, em que três empresas, a cada tarde, apresentaram suas ideias, atrativos profissionais e propostas aos futuros praticantes.

Odebrecht e Ocean Pact

No primeiro dia, as empresas Odebrecht e Ocean Pact fizeram seu expositivo ao público de terceiranistas.

A Odebrecht, empresa que atua nos mais variados setores, faz-se presente como promissora escolha no plano de carreira dos alunos formados pela EFOMM através da atividade de Óleo e Gás. Já a Ocean Pact trouxe à tona sua importante participação nas atividades que concernem o apoio a unidades marítimas quanto a respostas em situações emergenciais, envolvendo riscos de agressão ao meio ambiente e destacou sua política de preservação ambiental, enaltecendo o propósito e as características particulares dos navios de sua frota empenhados nessa função.

Transocean, Subsea 7 e AEPM

No dia 27, a empresa Transocean deu início à segunda tarde de apresentações, expondo aos alunos o alto nível de tecnologia empregado em suas sondas de perfuração e o rigor técnico ao qual a atividade desempenhada pela empresa deve seguir para mostrar-se bem sucedida, requerendo, por isso, profissionais altamente qualificados para operar suas unidades.

Da esquerda para direita, Transocean, Subsea 7 e AEPM se apresentam para terceiranistas. (Imagens: Jornal Pelicano)
Da esquerda para direita, Transocean, Subsea 7 e AEPM se apresentam para terceiranistas. (Imagens: Jornal Pelicano)

A Subsea 7, amplamente reconhecida por sua participação no ramo de navios lançadores de linha, demonstrou valorizar não apenas a presença do praticante a bordo de seus navios, como também a efetivação desse profissional por vias do extenso plano de carreira oferecido a seus contratados, política essa bastante valorizada pelos alunos. Nas semanas anteriores ao ciclo de palestras, a empresa realizou seu processo seletivo para admissão da nova turma de praticantes no ano de 2016, tendo constatado expressivo número de interessados.

A Association for Specialization of Seafarers (AEPM), tradicionalmente conhecida pela associação das empresas Norskan, Farstad, OSM, Olympic e Solstad, foi representada pelo presidente da organização, o Capitão-de-Longo-Curso (CLC) Mauro Costa Filho, que destacou a presença massiva das empresas em termos de oportunidades de praticagem oferecidas aos recém formados.

Aliança, Wilhelmsen e Transpetro

CLC Gomdar representa Aliança em Ciclo de Palestras das Empresas de Navegação para a EFOMM. (Foto: Al. Alessandro / Jornal Pelicano)
CLC Gomdar representa Aliança em Ciclo de Palestras das Empresas de Navegação para a EFOMM. (Foto: Al. Alessandro / Jornal Pelicano)

A quarta-feira, dia 28, teve o ciclo de palestras iniciado pela empresa Aliança, que apontou o crescimento premente do ramo de cabotagem no Brasil e apresentou os constantes investimentos para tornar sua frota cada vez mais moderna. O CLC Francisco César Monteiro Gondar, influente personalidade da comunidade marítima, deu voz ao cenário exposto pela empresa trazendo sua experiência pessoal de crescimento na Aliança e ressaltando, novamente, a necessidade de comprometimento com a profissão por parte dos futuros praticantes.

A Wilhelmsen Ship Management, apresentada pelo próprio presidente do grupo na América do Sul, Sr. Cláudio Vianna, estendeu a visão dos alunos para a situação atual do mercado brasileiro e suas perspectivas dentro do cenário global. Sua impactante palestra destacou-se pela possibilidade de trabalho além das águas nacionais, devido à atuação mundial da empresa em seus mais de 40 anos de história. A Wilhelmsen chamou a atenção ainda pela preocupação em alavancar profissionais, oferecendo estímulos ao marítimo brasileiro, em especial, na busca por fomentar a disputa de trabalho a nível internacional, frisando a qualidade necessária para tornar competitivo o profissional formado no Brasil.

 Presidente para a América Latina da Wilhelmsen Ship Management (à esq.), Sr. Cláudio Viana, e Gerente de RH da Transpetro ministram palestra para 3º ano da EFOMM. (Imagens: Jornal Pelicano)
Presidente para a América Latina da Wilhelmsen Ship Management (à esq.), Sr. Cláudio Viana, e Gerente de RH da Transpetro ministram palestra para 3º ano da EFOMM. (Imagens: Jornal Pelicano)

Encerrando o terceiro dia de palestras, a empresa Transpetro, projetada como uma verdadeira escola para um grande número de praticantes formados na EFOMM, devido à ampla quantidade de vagas que disponibiliza em suas embarcações, trouxe como visão a dedicação do profissional para com a companhia e o enaltecimento de valores fundamentais, tais como o orgulho por sua naturalidade brasileira e a incansável busca pela superação de desafios.

Login, Maersk e Sapura

No dia 29, a empresa Login foi a primeira a discursar, impressionando o público de terceiranistas por sua extensa atuação no ramo logístico, envolvendo não apenas o modal marítimo, através da cabotagem, mas também o rodoviário, oferecendo aos contratantes uma cadeia completa de transporte. A empresa, devido à expectativa promissora no mercado da  cabotagem, está em vias de expansão de sua frota, que passará a contar com pelo menos mais dois navios no próximo ano.

cats
Maersk e Login também participam de Ciclo de Palestras da EFOMM. (Imagem: Jornal Pelicano)

O grupo Maersk, cuja atuação no Brasil se subdivide nos campos do Offshore e cabotagem, representada pelas subdivisões Maersk Supply e Mercosul Line, respectivamente, apresentou sua projeção para futuras vagas de praticagem através do processo seletivo realizado anualmente no CIAGA. A Maersk reafirmou sua sólida formação baseada em valores essenciais, que constituem-se caraterísticas indispensáveis para a seleção dos futuros praticantes.

A Sapura surpreendeu os alunos com seus três navios lançadores de linha, construídos muito recentemente, que empregam as últimas tecnologias existentes no mercado. A empresa apresentou, como novidade, o oferecimento de vagas para praticantes de Náutica, além das vagas para os alunos de Máquinas usualmente disponibilizadas. A empresa chegou a produzir um vídeo registrando os momentos de sua participação no ciclo de palestras para exibir aos seus funcionários a importância do investimento constante em novos profissionais.

V.Ships, Triania, Bram Offshore e Farstad

Além das empresas que participaram exclusivamente da semana de palestras, outras companhias marcaram presença com suas apresentações aos alunos. A V.Ships, a Triania, a Bram Offshore e a Farstad vieram ao CIAGA para expor suas propostas e planos de praticagem oferecidos aos futuros praticantes.

A V.Ships, empresa pertencente ao V. Group, de atuação global, abordou os aspectos positivos valorizados na figura do praticante e a necessidade de treinamento de qualidade para tornar seus profissionais aptos a tripularem os mais diversos tipos de embarcações que gerenciam. A apresentação foi divulgada no perfil do grupo no Linkedin, com exposição internacional.

Triania, Bram Offshore e Farstad palestram sobre praticagem. (Imagem: Jornal Pelicano)
Triania, Bram Offshore e Farstad palestram sobre praticagem. (Imagem: Jornal Pelicano)

A Triania, em seu setor de gerenciamento de tripulações, apresentou amplas possibilidades de trabalho aos praticantes e o interesse em embarcar um expressivo número de estagiários.

A Bram demonstrou sua marcante presença no mercado de apoio marítimo, com seu grande número de embarcações, mostrando seu potencial para oferecimento de uma quantidade significativa de vagas.

A Farstad, mesmo tendo sido previamente apresentada pela AEPM como uma de suas empresas associadas, fez questão de trazer uma palestra especial aos alunos para demonstrar o quanto valoriza o investimento em seus futuros profissionais. A empresa abordou a variedade de suas embarcações, entre AHTS, PSV e Subsea, e destacou sua relevante cota de participação no mercado Offshore a nível nacional e internacional.

Comissão de Estágio

clovenildo-moteiro-santini-2
Alunos da EFOMM passam a compor mesa de trabalho junto à Departamento de Cursos e Estágios. (Foto: Al.Alessandro / Jornal Pelicano)

O ciclo de palestras foi uma iniciativa do Departamento de Cursos e Estágios, como parte dos inovadores projetos que vem desenvolvendo ao longo do ano de 2015. A realização, desenvolvimento e aprimoramento desses projetos coube ao CC (RM1-AFN) Clovenildo e aos terceiranistas, Alunos Santini e Monteiro, do 3° ano da EFOMM, designados pelo C Alte Gilberto Cezar Lourenço para empenharem-se numa tentativa de reduzir o tempo de espera na fila de praticagem. As ações têm como meta a aproximação das empresas já conveniadas e a aquisição de novos convênios com companhias que ainda não oferecem vagas para praticantes formados pelo Centro.

clovenildo-moteiro-santini-3
CIAGA incorpora projetos de alunos da EFOMM para a diminuição da fila de espera por vagas de estágio embarcado. (Foto: Al. Alessandro / Jornal Pelicano)

Nesse contexto, o ciclo de palestras de 2015 contou com um número recorde de participações – 18 ao todo – e possibilitou aos alunos o conhecimento do extenso campo de trabalho existente em sua profissão.

Dentre os projetos que vêm sendo colocados em prática, cuja idealização coube aos próprios alunos, estão o embarque de praticantes nos navios da Hamburg Süd, Vale e a praticagem em diversas empresas de navegação dedicadas à navegação de Longo Curso, com linhas regulares no Brasil.

COMPARTILHAR
Segundo Oficial de Máquinas e Membra Honorária do Jornal Pelicano. Foi aluna da EFOMM de 2013 a 2015, Comandante de Companhia, Adaptadora-aluna, Atleta da Equipe de Basquete, Monitora do Grêmio de Máquinas, Escritora e Presidente do Jornal Pelicano.