Processo Seletvo de Admissão às Escolas de Formação de Oficiais da Marinha Mercante em 2016. (Imagem: Jornal Pelicano)

Nos dias 1 e 2 de agosto, em 13 cidades do país, foi realizada a Etapa de Exame de Conhecimentos do Processo Seletivo de Admissão à Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM), em 2016.

Eram esperados pouco mais de 9000 candidatos, entre 17 e 23 anos, para o preenchimento de 395 vagas, sendo 230 para o Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA), localizado no bairro de Olaria, na cidade do Rio de Janeiro e 165 para o Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (CIABA), com localização em Belém do Pará. Os candidatos inscritos nas regiões Norte e Nordeste concorrem às vagas pertinentes ao CIABA e nas demais regiões ao CIAGA.

No sábado, aplicaram-se as provas de Português, Inglês e Redação e, no domingo, as de Matemática e Física.

Entrada e saída dos portões

Horários de abertura e fechamento de portões são seguidos à risca. (Imagem: Jornal Pelicano)
Horários de abertura e fechamento de portões são seguidos à risca. (Imagem: Jornal Pelicano)

Em ambos os dias de prova, a maior parte dos candidatos começou a se concentrar já bem cedo, na entrada dos locais de realização dos Exames. A abertura dos portões ocorreu, rigorosamente, às 0730 do horário de Brasília, como estabelecido no item 9.12 do Edital.

Muitos estavam notoriamente nervosos. Passar pelos portões, para a maioria deles, significava deixar familiares, amigos e professores – igualmente apreensivos – para concorrer, após um ano de dedicação, à uma vaga no curso de formação de Oficiais Mercantes.

Candidatos correm para entrarem a tempo nos locais de prova. (Foto: Al. Alessandro / Jornal Pelicano)
Candidatos correm para entrar a tempo nos locais de prova. (Foto: Al. Alessandro / Jornal Pelicano)

Apesar da maior parte ter chegado com antecedência no local da prova, houve correria até os últimos minutos antes do fechamento dos portões, ocorrido, exatamente, às 0830 do horário de Brasília. Como sempre acontece, alguns candidatos não conseguiram chegar a tempo e apesar do forte apelo de algumas pessoas presentes, para garantir a isonomia do Certame, não se permitiu a entrada dos atrasados e estes foram eliminados do Processo Seletivo.

Medidas de segurança

Exigiu-se na entrada dos portões e nos locais de realização de prova a apresentação de documentos de identificação válidos e com fotografia recente (ítem 10.4). Não foram aceitas cópias, ainda que autenticadas, CPF, título de eleitor, certidão de nascimento e outros documentos previstos no ítem 8.4 do Edital. Os candidatos que se encontravam nessas situações não puderam realizar a prova e foram eliminados do Concurso.

Alunos utilizam detector de metais para revistar candidatos. (Foto: AL. Alessandro / Jornal Pelicano)
Alunos utilizam detector de metais para revistar candidatos. (Foto: AL. Alessandro / Jornal Pelicano)

Ao adentrarem os portões, para garantir a integridade do concurso, os candidatos eram orientados a retirar bonés, óculos escuros, fones de ouvido e desligar aparelhos celulares ou quaisquer meios eletrônicos que pudessm ser utilizados para comunicação. Durante a realização das provas, só se poderia ausentar do local com autorização expressa do fiscal e, caso o candidato desejasse ir ao banheiro, deveria ser submetido a revista por detector de metais ou acompanhamento.

O início das provas se deu, em todo o pais, pontualmente, às 0930 do horário de Brasília, tendo duração exata de 4 horas. Os primeiros candidatos a terminar poderiam se retirar somente às 1030, mas não poderiam carregar consigo o caderno de provas. Quem desejasse, poderia passar a limpo em uma folha destacável própria, suas respostas para conferência posterior.

Alunos da EFOMM auxiliam no concurso

Nos 2 dias de aplicação de provas, 218 alunos dos 3 anos da EFOMM participaram da equipe de execução do concurso, nos CIAGA e Centro de Instrução Almirante Alexandrino (CIAA), na cidade do Rio de Janeiro. Eles auxiliaram nas revistas individuais, na condução dos grupos de candidatos pelas Organizações Militares e na fiscalização de corredores, mas não tinham acesso às salas de aula.

O Exmo. Sr. Comandante do CIAGA, C Alte (CA) Gilberto Cezar Lourenço, o Ilmo. Sr. Imediato do CIAGA, CMG (FN) Ferreira e o Ilmo. Sr. Comandante do Corpo de Alunos, CF (CA) Gilmar estiveram presentes nos 2 dias de aplicação de provas.

Repercussão entre candidatos

Segundo a ferramenta de monitoramento do Twitter Trendinalia, no sábado, 1º dia de Exames de Conhecimento, o tópico “EFOMM” chegou a figurar entre os 80 assuntos mais comentados na rede social, no Brasil.

Após o término das provas alguns candidatos relataram a respeito do nível de dificuldade e organização geral do concurso. Segundo eles, Inglês e Física exigiram um grau de conhecimento acima do que imaginavam.

A respeito da prova de Inglês, duas candidatas brincaram afirmando que estava no “nível NASA”. Outros destacaram a dificuldade em compreender o vocabulário técnico marítimo e opinaram, que a prova poderia ter sido mais abrangente, com questões de tipos diferentes. Comentários nas redes sociais reforçaram tais complexidades.

Perfil no Twitter comenta necessidade de fluência em inglês. (Reprodução: Twitter)
Perfil no Twitter comenta necessidade de fluência em inglês. (Reprodução: Twitter)
Pesquisa em grupo relacionado à EFOMM no Facebook indica dificuldade de membros com inglês. (Reprodução: Facebook)
Pesquisa em grupo relacionado à EFOMM no Facebook indica dificuldade de membros com inglês. (Reprodução: Facebook)

Quanto à Física, parte dos candidatos demonstraram apreensão em conseguir fazer a média (10 questões). “Eu nunca fiz uma prova onde Física fosse tão mais difícil que Matemática”, exclamou uma candidata que cursa Física na graduação e presta pela 2ª vez o Exame para ingresso na EFOMM.

Com tema mais subjetivo e de conhecimento geral, a prova de redação, que assusta a muitos, tratava de felicidade e foi recebida de forma satisfatória por grande parte dos candidatos: “Estava fácil de escrever porque eu sabia do que se tratava o tema”. No entanto, comentários nas redes sociais apontam que alguns candidatos tiveram dificuldade com o significado da palavra “efêmero”.

Perfil no Twitter comenta dificuldade na Prova de Inglês. (Reprodução: Twitter)
Perfil no Twitter comenta dificuldade na Prova de Inglês. (Reprodução: Twitter)
Perfil no Twitter comenta ter ignorado palavra "efêmero". (Reprodução: Twitter)
Perfil no Twitter comenta ter ignorado palavra “efêmero”. (Reprodução: Twitter)

Outro aspecto muito elogiado foi a organização. Falas como “Os fiscais foram educados e atentos”, “O detector de metais torna o concurso mais seguro”, “Tinham muitos envolvidos na parte de segurança” e a “Fiscalização estava rigorosa, o que ajudou a manter o nível militar e de concorrência” foram coletadas entre os candidatos.

 

A liberação do gabarito preliminar está prevista para segunda, dia 3 de agosto. Após isso, os candidatos terão 3 dias para interporem recursos, do dia 4 ao dia 6 de agosto. O gabarito definitivo só deverá ser liberado a partir do dia 19 de agosto, segundo o Calendário de Eventos do concurso.

Veja EFOMM 2016: CIAGA divulga gabarito preliminar do Exame de Conhecimentos.

A 2ª etapa, de Seleção Psicofísica, deve se iniciar a partir do dia 30 de setembro. No entanto, já a partir do dia 21 do mesmo mês, deverão estar disponíveis os locais, datas, horários e a composição de grupos para sua realização. A lista de convocados para essa etapa está prevista para ser divulgada a partir do dia 1 de setembro.

Todas essas informações serão disponibilizadas no site oficial do concurso.


Texto: Al. Tainah Santana e Al. Alessandro
Colaboração: Al. Temóteo Mata e Al. Natália