A noite dessa terça-feira, 29 de julho, chegou com uma agradável surpresa para o corpo de alunos da EFOMM. A Segundo Oficial de Náutica Hérika Paixão, recém saída do estágio de praticagem, dispôs de uma parcela de seu tempo para compartilhar algumas de suas experiências com aqueles que em breve darão também seus primeiros passos na vida mercante.

A Sociedade Acadêmica da Marinha Mercante – SAMM, responsável por promover atividades que liguem os alunos à profissão que almejam exercer, trouxe, em mais uma edição do Café com a SAMM, a 2ON Hérika Paixão, ex-aluna da EFOMM, formada em 2012, para dividir seu conhecimento a respeito do estágio embarcado, que acabara de terminar.

 

Saudades

Ex-aluna da turma de 2010, Hérika pôde rever seus “feras”, hoje veteranos, da turma de 2012, além de conhecer alguns dos novos rostos que chegaram à escola. Breves palavras foram trocadas a respeito do passado e rapidamente o assunto principal foi tratado.

Estágio embarcado

A palestrante teceu um resumo sobre o período de um ano em que permaneceu a bordo de navios mercantes. Aprovada na concorrida prova da Maersk, empresa dinamarquesa, que acontece ao final do terceiro ano de EFOMM, seu estágio teve início em meados de abril do ano passado e findou há duas semanas.

Hérika passou a maior parte do tempo em plataformas, operando no mercado offshore, mas teve a oportunidade também de embarcar em navios “containeiros”, onde aprendeu as técnicas inerentes à navegação de cabotagem, percorrendo a costa brasileira e os rios da nossa Amazônia.

Impressões

Apesar de ser mulher, a 2ON revelou que nunca sofrera nenhum tipo de discriminação. Enquanto no offshore, pela Maersk, sua jornada de trabalho estendia-se das 8 às 17 horas, com folgas aos domingos e feriados, numa escala de 35 dias embarcada. Ao trocar para a área de cabotagem, trabalhando pela Mercosul, empresa que faz parte do grupo Maersk , pôde se familiarizar com os quartos de hora de 4h-8h, 8h-12h e 0h-4h.

Mesmo elogiando as vantagens de se trabalhar de porto em porto, como a tranquilidade da rotina e a oportunidade de conhecer cenários diferentes (o rio Amazonas, por exemplo, que gerou espanto pela sua extensão, e o famoso encontro das águas dos rios Negro e Solimões), Hérika não poupou esforços para “puxar sardinha” para o lado das plataformas. Entre os benefícios listados na área, como a variedade de operações a se fazer, wifi nos quartos, camarotes individuais, academia a bordo e comida muito boa, foi a possibilidade de fazer vários cursos pagos pela Maersk (inclusive curso de inglês) que mais a atraiu para a empresa.

Dicas

O inglês, como sempre, foi o principal “bizu”. Praticamente tudo na Marinha Mercante é tratado na língua, desde a comunicação até as tarefas mais complexas, tornando seu aprendizado essencial. A vontade de aprender e a curiosidade são características fundamentais do bom praticante, que deve estar sempre disposto a aventurar-se pelo novo. Uma dica é ter sempre consigo um caderno para anotar tudo o que é passado pelos oficiais, e revisá-lo sempre que a dúvida surgir.

Remédios de enjoo também fazem parte fundamental do kit. Mesmo que o praticante não costume passar mal, manter um desses por perto é sempre seguro.

Os exercícios de simulação de situações de emergência são bastante rigorosos, e todos os procedimentos devem estar na ponta da língua, uma vez que cada um a bordo tem a sua responsabilidade nesses casos, tanto sobre a própria vida quanto sobre a dos demais.

Despedidas

Ao término da palestra, com todos já encantados pelo carisma da Oficial de Náutica, pudemos sentir ao menos uma das principais companhias que todo mercante carrega consigo já se instalando em nossos corações. A saudade já estava lá quando, com uma salva de palmas, nos despedimos de Hérika, entregando-lhe, em singela homenagem, uma pequena lembrança do breve, porém significante tempo que estivemos juntos. Só então percebemos que, com toda a conversa, esquecemos do café, já esfriando na garrafa térmica.

Texto por: Al. Márcio
Fotos por: Al. Raysa Jansen

{gallery}2014 – CAFE COM A SAMM – HERIKA PAIXAO{/gallery}

COMPARTILHAR
Aluno do terceiro ano de Náutica, atualmente é o Vice-Presidente do Jornal Pelicano.