Na ensolarada manhã de 13 de janeiro de 2014, 240 jovens brasileiros e estrangeiros deram o primeiro passo rumo a ultima etapa da concretização de um sonho: ingressar na EFOMM – Escola de Formação de Oficiais de Marinha Mercante.

 

 

Antes da abertura dos portões, a alegria de ter chegado até aquele momento e a preocupação dos dias que se seguirão estavam estampados nos rostos dos candidatos, pais e amigos que aguardavam ansiosamente por esse momento.

 

Às 7 horas da manhã, o CC(FN) Renato pediu que todos os candidatos e futuros adaptandos se despedissem de seus amigos e familiares e adentrassem ao CIAGA a fim de ser dado o início do período de adaptação. A emoção foi visível.

 

Logo ao entrarem, os adaptandos foram encaminhados ao Ginásio para a verificação de documentos e posteriormente ao Auditório Newton Braga onde receberam os nomes de guerras e divididos em turmas. O Sr. Comandante do CIAGA, Contra-Almirante Cardoso Gomes e o Sr. Comandante do Corpo de Alunos, CF Dalmir, deram as boas vindas à turma de adaptandos dizendo-lhes palavras de apoio e motivação. Ainda no auditório houve o preenchimento de formulários e a apresentação dos veteranos adaptadores e dos sargentos e suboficiais encarregados pela adaptação assim como dos oficiais que trabalham diretamente com a EFOMM.

 

A tarde foi destinada à entrega de fardamentos e roupas de cama, ao corte de cabelo e às primeiras lições de ordem unida. Após o jantar, os adaptandos foram levados às salas de aulas da EFOMM a fim de terminarem o preenchimento de formulários e ao aprendizado de alguns hinos da Marinha do Brasil e da Marinha Mercante. 

 

Confira as fotos abaixo

 

{gallery}Adaptacao 2014 – 1 dia{/gallery}

 

Explore, curta e compartilhe o novo Jornal Pelicano!