Hoje, dia 9 de janeiro de 2017 iniciou-se, enfim, o Período de Adaptação do ano de 2017! Desde junho do último ano, quando começaram as inscrições do Processo Seletivo de Admissão às Escolas de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (PSEFOMM), os candidatos a alunos já passaram por três etapas: o exame de conhecimentos, a seleção psicofísica e o teste de suficiência física.

O Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA), no Rio de Janeiro, recebeu 140 candidatos, enquanto o Centro de Instrução Almirante Braz Aguiar (CIABA), em Belém, recebeu 90 candidatos. Ambas escolas os recebiam às 0730.

Entrada dos candidatos na manhã do dia 9 de janeiro. (Foto: Al. Thayná Barbosa / Jornal Pelicano)

Para acompanhar o que ocorreu no primeiro dia de Adaptação em Belém, acesse o site do Jornal Canal 16. Para conferir o primeiro dia de rotina do CIAGA, siga com a leitura logo abaixo.

Manhã

Candidatos aguardam na fila para a verificação de documentos. (Foto: Al. Thayná Barbosa / Jornal Pelicano)

Tão logo que chegaram, houve a verificação dos documentos e identificação dos recém-chegados no ginásio do CIAGA. Todos os aparelhos eletrônicos com comunicação ao meio exterior foram recolhidos, e serão devolvidos ao fim do período. Ainda nesse momento puderam escolher seus nomes de guerra.

No auditório então, aconteceu a apresentação dos oficiais e alunos da EFOMM envolvidos na adaptação 2017, além da separação dos candidatos por turmas de adaptação. As listas completas de cada turma de adaptação por nomes de guerra, você confere na página especial sobre a adaptação 2017.

Tarde

Após o almoço, as turmas Alfa e Bravo foram encaminhadas à enfermaria para uma avaliação médica, a fim de atestar a condição física dos candidatos, enquanto as turmas Charlie, Delta e Echo estavam no paiol de uniformes, para conhecer e experimentar os fardamentos dos alunos da EFOMM.

Imediato Aluno se apresenta aos candidatos para a adaptação.(Foto:Al.Ricardo Jesus/ JornalPelicano)

Quando prontos, as turmas trocaram de lugar, com Alfa e Bravo no paiol de uniformes e Charlie, Delta e Echo na enfermaria. Para saber qual é a turma de cada candidato, acesse a página da adaptação.

Ainda na parte da tarde, alguns candidatos foram à barbearia adequar o corte de cabelo ao exigido pela adaptação.

Noite

Depois do jantar, todos os candidatos foram apresentados aos seus alojamentos, comumente chamados de “camarotes”, onde ocorreu a inspeção das malas e os adaptadores passaram instruções sobre a arrumação do espaço.

Apenas para identificação e distribuição dos candidatos a alunos da EFOMM, o primeiro dia teve uma rotina tranquila, e antes das 2200 os candidatos já estavam recolhidos aos camarotes para descansar para o segundo dia.

Acompanhe a fila dos reservas: hoje foram 22 faltosos! Os reservas serão contatados conforme hajam faltas ou desistências.

Clique na foto a seguir para conferir todos as fotos do primeiro dia da Adaptação 2017:

ER019-20170109JP
(Fotos: Als. Esthefanie Robattini, Fabrício, Ricardo Jesus e Thayná Barbosa / Jornal Pelicano)