Diferente dos demais dias do período de adaptação 2018, a rotina do último foi iniciada de uma forma diferente. Às 0400 os ainda candidatos a ingresso a Escola de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM), foram acordados, em um acionamento e deslocados a Alameda Alegrete, onde entraram em formatura por turma de adaptação.

Após verificada a presença de todos, foi iniciado um aquecimento físico, ministrado por profissionais de educação física do Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA). Logo após os adaptando iniciaram um corridão, passando pelos monumentos históricos do Centro, como os bustos do Visconde de Mauá, CLC Caminha, a homenagem às vítimas da Marinha Mercante na II Guerra Mundial e os propulsores do Contratorpedeiro Pará. Sendo concluída nas instalações do Grêmio de Remo e Vela da EFOMM, local no qual todos pensavam que receberiam suas platinas.

Porém para surpresa de todos, o campo de esportes da CIAGA havia sido preparado para aquele seria um momento singular na vida dos integrantes da Turma 18, o recebimento de suas platinas. Ainda sob os as últimas horas do anoitecer, os adaptando adentraram ao gramado norteados pelas chamas que formavam as letras da sigla, da melhor Escola de Marinha Mercante do Mundo, EFOMM, seguido a momentos marcados por lágrimas e fortes emoções, os candidatos, um a um, recebiam suas platinas do primeiro ano. Assim ao som das palavras de motivação dos adaptadores, na qual eram relembrados os esforços e sacrifícios enfrentados por todos até realizarem o seu sonho, os agora integrantes da Turma Uno Oito, puderam deliciar os primeiros momentos como alunos. Após o período de intensa alegria e vibração, os “feras”, unidos aos veteranos, entoaram a tradicional canção “Com Perseverança”, para celebrarem a conquista.

A Cerimônia

Enquanto os alunos do primeiro ano se arrumavam nos camarotes, pais e familiares adentravam aos portões do CIAGA, para a cerimônia oficial de entrega das platinas, sendo rapidamente encaminhados as dependências do Bloco do Comando. Com todos devidamente acomodados no recinto, foi iniciada a cerimônia, mediante a chegada do Ex. Sr. CA Vanley Monteiro Soares, comandante do CIAGA, posteriormente, vindos marchando da Alegrete, os alunos do primeiro ano assumiram seu lugar no dispositivo, no pátio da bandeira.

Oficial Aluno Michel Paulo recebendo seu barrete de adaptador. (Foto: Al. Roberta Castelo/ Jornal Pelicano)

Na sequência foi realizada a solenidade de entrega de barretes de adaptadores e auxiliares, alunos do terceiro e segundo ano, voluntários para a função, os quais abdicaram do seu período de férias, a fim de auxiliarem na formação dos novos alunos.

Passado este momento, sob olhares atentos de pais e familiares, os adaptadores puderam colocar as primeiras platinas dos integrantes da Turma Uno Oito, assim pela primeira vez tiveram a oportunidade de sentir o peso, em seus ombros, do símbolo do aluno do primeiro ano. Posterior a isso, acompanhados pelos dos adaptadores, o primeiro ano desfilou em continência ao comandante do Centro de Instrução, sendo fortemente aplaudidos por todos os presentes. Por fim, os novos alunos puderam se congratular nas instalações do CIAGA até o horário previsto para o licenciamento.

Adaptadora-Aluna Gabriela Furtado colocando as primeiras platinas de sua fera. (Foto: Al. Roberta Castelo/ Jornal Pelicano)

Agradecimentos

O Jornal Pelicano agradece a todos aqueles que acompanharam atentamente, aos avisos e matérias divulgadas por nosso querido JP, durante a Adaptação 2018. Além disso gostaríamos de reforçar, que nosso trabalho não se resume a cobertura do período de Adaptação, mas sim, em divulgar e promover informações sobre a Marinha Mercante, além das atividades ocorridas na EFOMM e que envolvam o Corpo de Alunos. Novidades estão por vir, acompanhem nossa página!.

Parabéns Turma Uno Oito!

Clique e confira as fotos do último dia de Adaptação:
Diário de Bordo - Adaptação 15º dia

COMPARTILHAR
Praticante Oficial de Náutica. Vice-Presidente do Jornal Pelicano e Presidente do Grêmio de Relações Internacionais da Marinha Mercante durante o ano de 2018.