O segundo dia de adaptação foi marcado por exames médicos e palestras que apresentaram um pouco das estruturas oferecidas aos alunos da Escola de Formação de Oficias da Marinha Mercante (EFOMM).

Manhã

Adaptadores ensinando os candidatos sobre o Cerimonial à Bandeira. (Foto: Al. Eliana / Jornal Pelicano)

O segundo dia começou cedo para os candidatos, logo às 0550 estavam de pé e em formatura na Alameda Alegrete, tradicional berço de formaturas dos Oficiais de Marinha Mercante brasileira. Seguindo o cronograma previsto do dia, os adaptandos da Turma Alfa, Bravo e Charlie foram deslocados para o Hospital Naval Marcílio Dias (HNMD), a fim de que se realizassem exames médicos e fossem analisadas as atuais condições de saúde todos, para que assim o período de adaptação seja realizado nas mais seguras condições. Enquanto as Turmas Delta, Echo e Foxtrot tiveram uma aula de Cerimonial à Bandeira e palestra sobre os possíveis bancos para abrir uma conta corrente. Tendo esta atividade tomado toda a manhã, com os candidatos que foram ao HNMD regressando ao CIAGA às 1200, para almoçar.

Tarde

Palestra sobre a SAMM, ministrada pelo adaptador Al. Vazquez. (Foto: Al. Eliana / Jornal Pelicano)

Terminado o almoço, foi realizada, na Alegrete, a primeira Parada Escolar dos futuros alunos. Nesta atividade, que faz parte da rotina do aluno da EFOMM, são inspecionados, por adaptadores e oficias, os uniformes, asseio pessoal e exercitado o patriotismo em uma tradicional formatura. Em seguida houve no auditório uma palestra ministrada pelo Ilmo. Sr. CF (RM1-FN) Ferraz, sobre a Divisão de Segurança do CIAGA, na qual foram apresentadas algumas medidas de proteção do quartel e deveres dos militares para a perfeita segurança. Continuando com as palestras, dessa vez quem teve a oportunidade de falar aos candidatos foi o Primeiro-Tenente (RM2-T) Anderson Araújo , representante da Superintendência de Ensino, responsável pelas atividades acadêmicas da Escola.

Logo após um breve intervalo, foi iniciada a palestra sobre a Sociedade Acadêmica da Marinha Mercante (SAMM), entidade sem fins lucrativos mantida pelos alunos da EFOMM, com intuito de oferecer cultura e realizar ações que contribuem para facilitar a rotina do aluno. E consequentemente foram apresentados aos candidatos, todos os grêmios filiados a sociedade, que são as atividades extraclasse que tornam a vida do aluno mais agradável, como o Jornal Pelicano. Sequencialmente, após fazerem suas higienes corporais, tomando um delicioso banho nos seus respectivos camarotes, foi lhes servido o jantar ao fim da tarde.

Noite

Candidatos aproveitando seu lanche na hora da ceia. (Foto: Al. Eliana / Jornal Pelicano)

Depois de terem sua fome saciada, os candidatos foram para as salas de aula, com a finalidade de aprender sobre o Cerimonial à Bandeira Nacional, atividade cívica realizada diariamente às 0800 e ao pôr do sol, em todos os navios e organizações militares da Marinha do Brasil. Devidamente instruídos sobre a nobre atividade, adaptandos e adaptadores se dirigiram ao rancho para a última refeição do dia, a ceia. Terminado esta, foram outras atividades, com o intuito de instruir os candidatos sobre o que fazer em uma possível situação de emergência no quartel. E posteriormente todos foram liberados aos seus camarotes, tendo assim a rotina se encerrado às 2200.

Não perca nenhuma atualização da Adaptação 2018, baixe o aplicativo no Jornal Pelicano e receba notificações em tempo real!

Clique e confira as fotos do segundo dia de adaptação 2018: Diário de Bordo - Adaptação 2º dia

COMPARTILHAR
Praticante Oficial de Náutica. Vice-Presidente do Jornal Pelicano e Presidente do Grêmio de Relações Internacionais da Marinha Mercante durante o ano de 2018.