Com a chegada do fina do período de adaptação 2018, os candidatos, cada vez mais, realizam atividades comuns a alunos da Escola de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM), por isso neste dia foram submetidos a avaliações físicas e mostras de uniforme.

Manhã

Corrida da turma Echo. (Foto: Al. Eliana / Jornal Pelicano)

O dia foi iniciado, como de costume, com os adaptando se reunindo para o café da manhã, na alameda Alegrete. Na atividade seguinte, o TFM, houve uma novidade. Uma vez que alunos da EFOMM são submetidos, semestralmente, a Testes de Suficiência Física (TAF), os candidatos foram submetidos ao chamado Pré-TAF, no qual são realizadas provas, com os índices mínimos necessários a serem obtidos no primeiro ano, com a finalidade de avaliar os seus desempenhos e preparar treinamentos, para a aprovação de todos nos futuras avaliações.

Na sequência, a turma Alfa, em um primeiro momento recebeu aulas sobre o calendário escolar da EFOMM, e até o fim da manhã teve aulas de ordem unida (O.U), na alegrete. Enquanto isso a Bravo tinha aula de etiqueta, seguida de treinamento de ordem unida. Além disso a turma Charlie, também fez O.U, fechando a o período matutino recebendo aulas sobre tradições navais. Seguindo o roteiro de visita as instalações do CIAGA, os integrantes da Delta foram deslocados ao simulador de navegação, logo após, também tiveram aulas de ordem unida. Já a turma Echo foi reservado um maior contato com a atividade marinheira, com ensinamentos sobre Nós e voltas, além de instrução de iatismo, no Grêmio de Vela. A Foxtrot todo esse período foi reservado a instrução de ordem unida, com toques de corneta, na Alegrete.

Tarde

Aula do calendário escolar com o Adaptador-Aluno Lucas Barbosa. (Foto: Al. Esthefanie Robattini / Jornal Pelicano)

Após o almoço, os adaptando foram encaminhados ao auditório, para receberem palestra inerente a conduta militar e implicações jurídicas de possíveis transgressões. Terminado esse momento, os candidatos pela primeira vez vestiram o uniforme 6.4, utilizado pelos alunos da EFOMM, para correção de possíveis desalinhos.

Noite

Comissão do brado da turma 18. (Foto: Al. Esthefanie Robattini / Jornal Pelicano)

Após o jantar, e sob a luz dos últimos raios solares, os candidatos treinaram o Brado da Turma 18. Concluída esta etapa, as turmas foram deslocadas para a Alameda Alegrete para o treinamento do tão sonhado dia, a entrega da platina. Seguido do treinamento, foi servida a ceia aos candidatos, tendo assim terminado a rotina do dia.

Clique e confira as fotos do décimo terceiro dia de adaptação: 
Diário de Bordo - Adaptação 13º dia

COMPARTILHAR
Praticante Oficial de Náutica. Vice-Presidente do Jornal Pelicano e Presidente do Grêmio de Relações Internacionais da Marinha Mercante durante o ano de 2018.