Depois de se deliciarem com um fim de semana em casa, com a presença dos familiares, os futuros integrantes da Turma 18, regressaram ao Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA), a fim de iniciarem a última semana da Adaptação 2018.

Manhã

TFM no campo de esportes. (Foto: Al. Eliana / Jornal Pelicano)

O dia, como de costume, se iniciou com o reunir do café da manhã, na alameda Alegrete, na qual os candidatos formados por turma, passaram por rigorosa inspeção de uniformes e tiragem de faltas. Seguido do café, às 0700, foi dado inicio ao treinamento físico militar, no qual as turmas treinaram a natação, esporte base para carreira do mar, e participaram de um circuito funcional.

Passado o tempo reservado para higiene pessoal, as turmas de adaptação iniciaram atividades com intuito de aprimorar os conhecimentos ministrados até o presente momento. Por isso, durante toda a manhã, os adaptando da Alfa e Charlie se dedicaram ao treinamento de ordem unida, na Alegrete. Enquanto isso, a turma Bravo visitava os simuladores de navegação do CIAGA, além de tirar fotos para a Divisão de Segurança (DivSeg) do quartel. Já a Delta assistiu a aulas sobre o regimento interno, e também tirou fotos para a DivSeg. Echo e Foxtrot passaram o período matutino no Grêmio de Vela e Remo, tendo instruções sobre remo e iatismo.

Tarde

Treinamento de hinos e canções na arquibancada. (Foto: Al. Eliana / Jornal Pelicano)

No início da tarde, os candidatos receberam, no auditório Alte Newton Braga, palestras com representantes de bancos, para ajudar aqueles que ainda não possuem contas correntes a abrir uma conta, para que no futuro, como Alunos da EFOMM, possam receber seus ordenados. Prosseguindo com a programação, os candidatos foram para as arquibancadas, a fim treinarem hinos e canções militares, num primeiro momento a capela, em seguida acompanhados pela banda do CIAGA. Ao fim da tarde, novamente no auditório, foram ministradas palestras sobre os todos os grêmios existentes na EFOMM, com a finalidade de apresentar as atividades extraclasse da Escola.

Noite

Verificação das pendências dos uniformes. (Foto: Al. Esthefanie Robattini / Jornal Pelicano)

No turno da noite as atividades foram menos intensas. Havendo somente o jantar, e em seguida um tempo reservado, em sala de aula, para que as turmas de adaptação pudessem criar seus respectivos brados, o qual serão entoados até o desta etapa. Além disso foram resolvidas pendências relacionadas aos uniformes, para todos estejam totalmente alinhados quando se tornarem alunos. Após todos cearem no rancho, a rotina do dia foi encerrada, dando assim, início ao guarnecimento dos postos de serviço.

O Jornal Pelicano informa que dará informações sobre a Cerimônia de Entrega das Platinas no decorrer da semana!

Clique nas fotos e confira tudo sobre o 11º dia de adaptação:
Diário de Bordo - Adaptação 11º dia

COMPARTILHAR
Praticante Oficial de Náutica. Vice-Presidente do Jornal Pelicano e Presidente do Grêmio de Relações Internacionais da Marinha Mercante durante o ano de 2018.