Teve início hoje, 08 de Janeiro de 2018, a última etapa do Processo Seletivo de Admissão às Escolas de Formação de Oficias da Marinha Mercante (PSEFOMM). Após meses de espera, em um processo seletivo que se iniciou com 6.218 candidatos, os 170 convocados para esta fase embarcaram no Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA), a fim de se tornarem alunos da EFOMM.

Manhã

Candidato verificando os documentos antes de entrar EFOMM. (Foto: Al. Esthefanie Robattini / Jornal Pelicano)

Apesar da chuva intensa que atingiu o Rio de Janeiro, os candidatos não tiveram seus sonhos frustrados, e sem grandes transtornos conseguiram chegar ao CIAGA até às 0730, horário limite para apresentação. Inicialmente foi realizada a Verificação de Documentos, conforme o item 18 do Edital, e separação das Turmas de adaptação (Alfa, Bravo, Charlie, Delta, Echo e Foxtrot) tendo assim sido contabilizado que 22 candidatos não se apresentaram para a Adaptação 2018. Concluída esta fase, os candidatos foram deslocados para o auditório Alte. Newton Braga, onde lhes foi ministrada uma palestra, pelo Comandante-Aluno (ComAl) Tavalask, com considerações iniciais sobre o período e apresentação dos Adaptadores-Alunos.

Em seguida a palavra foi passada para a 1T (RM2-T) Caroline, que falou aos candidatos sobre sintomas, riscos e como se prevenir da Rabdomiólise, com intuito de preservar a saúde dos candidatos. Posteriormente, eles foram instruídos sobre a padronização e arrumação dos camarotes (Local onde dormirão). E infelizmente como alguns candidatos não leram, ou assistiram, as dicas para a adaptação, e se apresentaram com os cabelos fora dos padrões estabelecidos, foi realizado o corte de cabelo, na barbearia do CIAGA, a fim de que ficassem com o bom asseio pessoal e se adequassem ao elevado padrão militar.

Tarde

Candidatos aproveitando o horário do almoço no rancho da escola. (Foto: Al. Eliana / Jornal Pelicano)

Tendo sido devidamente apresentados ao rancho, e saboreado um delicioso almoço, os adaptandos foram novamente encaminhados ao auditório, para assistir à palestra sobre saúde e o Departamento de Saúde, ministrada pela CC (MD) Fabiana. Ao fim desta, foram realizadas inspeções de malas, com intuito de recolher qualquer não conformidade com a etapa, e preenchimento de fichas nas salas de aula, tendo estas atividades durado até o fim da tarde, quando os futuros alunos puderam novamente desfrutar das iguarias do rancho, no jantar.

Noite

Candidatos retirando a roupa de cama no paiol de roupas. (Foto: Al. Ingrid Berbert / Jornal Pelicano)

Terminado o jantar foi realizada a tirada de medidas, para distribuição dos uniformes que serão utilizados durante os período, e posteriormente como alunos. Em sequência foi feita a última refeição do dia, a ceia, para que os candidatos tenham uma noite tranquila. E encerrando o dia, foram entregues as roupas de cama, e apresentados os camarotes que serão utilizados, e com isso às 2200 foi encerrado o primeiro dia da Adaptação 2018.

Baixe o aplicativo do Jornal Pelicano e receba notificações sobre as novidades da Adaptação 2018!

Clique e confira as fotos do 1º dia de adaptação abaixo: Diário de Bordo - Adaptação 1º dia

COMPARTILHAR
Praticante Oficial de Náutica. Vice-Presidente do Jornal Pelicano e Presidente do Grêmio de Relações Internacionais da Marinha Mercante durante o ano de 2018.