Na tarde do dia 28 de novembro, no auditório Alte. Newton Braga, foi realizada a cerimônia de passagem de comando das principais agremiações da Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM), em cerimônia presidida pelo Ex. Sr. Contra-Almirante Vanley Monteiro Soares, Comandante do Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA),contando com a presença de todo Corpo de Alunos.

A cerimônia se iniciou com o canto do hino nacional e a composição da mesa, pelo CA Vanley, Ilm°. Sr. CF Rodrigo, Comandante do Corpo de Alunos e do CT (T) Reis, Encarregado do Departamento Extraclasse.

Passagem de Comando do Jornal Pelicano

 

Diretoria do Jornal Pelicano de 2018 junto ao presidente do ano de 2017 (Foto: Al. Ingryd de Mello / Jornal Pelicano)

Fundado em 1960, como um periódico impresso produzido e distribuído pelos alunos da Escola de Marinha Mercante, o Jornal Pelicano carrega a marca de ser o mais antigo grêmio da EFOMM, que vem buscado seu aprimoramento ano após ano. Em 2009 a administração do então aluno Rafael Lorenzetto Abreu, criou a versão online do Jornal que tem por missão a divulgação dos eventos relacionados ao Corpo de Alunos e despertar o interesse pela Marinha Mercante brasileira.

Após a leitura da Ordem de Serviço do Sr. Comandante do Corpo de Alunos (ComCA), na qual foi destacada os avanços e boas coberturas realizadas no presente ano, foram exonerados da Presidência e Vice-Presidência os Alunos Nunes Alves e Renata, respectivamente, e assumiram a os cargos os Alunos Ricardo Jesus e Fabrício. Terminada a entrega de comendas aos empossados, foram realizados os discursos dos dois presidentes.

Discurso do Presidente Empossado


Discurso do Presidente Exonerado

 

CARGOS EMPOSSADOS EXONERADOS
PRESIDENTE AL. RICARDO JESUS AL. NUNES ALVES
VICE-PRESIDENTE AL. FABRÍCIO AL. RENATA
EDITOR-GERAL AL. THAINÁ REIGOTO AL. RICARDO JESUS
COORDENADOR-GERAL AL. LUCAS SANTOS AL. FABRÍCIO

 

Passagem de Comando do GVREFOMM

 

Membros exonerados e empossados, responsáveis pela gestão do GVREFOMM (Foto: Al. Ingryd de Mello / Jornal Pelicano)

Fundado em 1970, pelo Ilmº. Sr. Diretor da então Escola de Marinha de Marinha Mercante do Rio de Janeiro, CMG José Maggessi Susini Ribeiro, o Grêmio de Vela e Remo da EFOMM, tem a finalidade de desenvolver o gosto pelo mar e a aptidão marinheira dos alunos. Além disso esta agremiação organiza as tradicionais regatas CIAGA de e vela, e também participa de outras do calendário brasileiro.

Feita a leitura da Ordem de Serviço do Sr. ComCA, foi exonerado o do cargo de Comodoro do Grêmio o Aluno Mello, tendo sido empossado neste cargo o Aluno Toledo.

Discurso do Comodoro Empossado

Discurso do Comodoro Exonerado

 

CARGOS EMPOSSADOS EXONERADOS
COMODORO ALUNO TOLEDO ALUNO MELLO
VICE-COMODORO DO REMO ALUNO AMAIR ALUNO RODRIGO STADLER
VICE-COMODORO DA VELA ALUNO MAYWORM ALUNO JONAS GOMES

 

Passagem do Conselho Diretor da SAMM

 

À esquerda, Al. Vazquez e à direita, Al. Leonardo, presidente empossado e exonerado da SAMM, respectivamente (Foto: Al. Ingrid Ferreira / Jornal Pelicano)

Fundada no ano de 1974, teve sua origem na fusão dos Grêmios da antiga Escola de Marinha Mercante do Rio de Janeiro. A partir do ano de 2005, passou a ser designada Sociedade Acadêmica da Marinha Mercante (SAMM), entidade civil mantida pelos alunos da EFOMM, sem fins lucrativos e com patrimônio próprio e tem o propósito de desenvolver atividades sócio-recreativas e culturais para alunos.

Depois de lida a Ordem do Serviço do Sr. ComCA, foram exonerados o Alunos Leonardo e Duarte, Presidente e Vice, respectivamente, e empossados os Alunos Vazquez e Salgado, presidente e vice.

Discurso do presidente empossado


Discurso do presidente exonerado

 

CARGOS EMPOSSADO EXONERADO
PRESIDENTE ALUNO VAZQUEZ ALUNO LEONARDO
VICE-PRESIDENTE ALUNO SALGADO ALUNO DUARTE

Confira as fotos da cerimônia abaixo:

Passagem de comando da SAMM, Jornal Pelicano e GVR

COMPARTILHAR
Praticante Oficial de Náutica. Vice-Presidente do Jornal Pelicano e Presidente do Grêmio de Relações Internacionais da Marinha Mercante durante o ano de 2018.