Na manhã de 07 de dezembro, realizou-se no Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA), a formatura dos 218 integrantes da Turma CLC Carlos Rubens Caminha Gomes. Em cerimônia presidida pelo Ex. Sr. Almirante de Esquadra Eduardo Barcellar Leal Ferreira, Comandante da Marinha do Brasil (CM), que contou com a presença do Ex. Sr. Almirante de Esquadra Paulo Cézar de Quadros Küster, Diretor Geral de Navegação (DGN), do Ex. Sr. Vice Almirante Wilson Pereira de Lima Filho, Diretor de Portos e Costas (DPC), além de autoridades marítimas, militares e integrantes da Turma  de 1967 que completaram 50 anos de formatura neste ano.

As festividades começaram cedo, às 0900 integrantes da Banda Marcial dos Fuzileiros Navais, prestigiaram formandos e convidados com uma belíssima exibição, na qual executaram diversas canções populares, animando a todos os presentes por cerca de 30 minutos.

Banda Marcial do Corpo de Fuzileiros Navais evoluindo no gramado do CIAGA. (Foto: Al. Ricardo Jesus/ Jornal Pelicano)

A Cerimônia

Passado este momento, o ritmo compassado do bumbo da Banda do CIAGA anunciava a chegada do grupamento escolar, composto por alunos da Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM), entoando garbosamente o Hino da Marinha Mercante e tendo à frente o Capitão de Fragata Rodrigo Reis Bittencourt, Comandante do Corpo de Alunos da EFOMM. Marcando assim o princípio do fim da trajetória da Turma XV no CIAGA.

Turma CLC Rubens Gomes Caminha entrando no campo de esportes. (Foto: Al. Anna Viriato/ Jornal Pelicano)

Após a passagem em revista à tropa pelo Comandante da Marinha, partindo da Alameda Alegrete, berço de formação dos Oficiais de Marinha Mercante brasileiros, os formandos de 2017, pela última vez entravam no campo de esportes cantando a plenos pulmões o Hino da Gloriosa Escola Mercante, sendo ovacionados por familiares e amigos emocionados.

Posteriormente o Contra-Almirante Vanley Monteiro Soares, comandante do CIAGA, em sua exortação  celebrou a conquista dos formandos, destacando suas superações no decorrer do curso e o quão difícil é dizer adeus as amizades que se fortaleceram no decorrer dos três anos. Além disso reforçou a necessidade de se honrar o passado de glória, daqueles que se formaram na EFOMM, como a dos integrantes da Turma de 1967, ainda sob no de Escola de Marinha Mercante do Rio de Janeiro. E também de seguirem os passos do Comandante Caminha, patrono da XV, com seu exemplar conhecimento técnico e liderança.

Troca de Platinas

Enfim aconteceu o momento mais aguardado pelos praticantes-alunos: A troca de platinas. Madrinhas, padrinhos familiares e amigos  adentraram ao gramado carregados de orgulho e emoção para efetuarem as trocas. Além  disso como reconhecimento pelos excelentes desempenhos obtidos durante o curso, o Praticante-Aluno Thiago Ninck, primeiro colocado do curso de náutica, teve suas platinas trocadas pelo Almirante Leal Ferreira e a Praticante Krichina, primeira colocada do curso de Máquinas, pelo Diretor Geral de Navegação.

Primeiros colocados dos cursos de náutica e máquinas, após a colocação de platinas. (Foto: Al. Anna Viriato/ Jornal Pelicano)

Mensagem do Comandante da Marinha

Em sua alocução o CM, ressaltou a importância dos familiares no transcorrer do curso, os valores adquiridos durante a formação, os quais devem ser colocados em prática e levados durante toda a vida mercante. Ademais falou sobre novos desafios que se iniciam e conclamou aos praticantes a perseverarem na busca de seus ideais.

Desfile e Encerramento

Mostrando toda sua marcialidade, o grupamento escolar desfilou em continência as autoridades presentes. Sendo precedidos pelos membros da Turma XV cantando com extrema vibração o Hino Adeus Escola Querida.

Grupamento Escolar durante desfile. (Foto: Al. Anna Viriato/ Jornal Pelicano)

Após o fora de forma com o brado da turma, comandado pelo Praticante Thiago Ninck, os formandos puderam celebrar ao som da famosa canção: Com Perseverança!.

Parabéns Turma XV!

Bons ventos e Mares tranquilos!

Confira as fotos do evento abaixo:
Declaração de Praticantes - Turma XV

COMPARTILHAR
Praticante Oficial de Náutica. Vice-Presidente do Jornal Pelicano e Presidente do Grêmio de Relações Internacionais da Marinha Mercante durante o ano de 2018.