No sábado, dia 30 de setembro, a equipe de orientação da Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM), realizou um treino extraclasse na Associação dos Taifeiros da Armada (ATA), em Nova Iguaçu.

(Fonte: Google Imagens)

É importante ressaltar que o esporte de orientação consiste em localizar pontos em um terreno desconhecido, fazendo o uso de uma bússola e um mapa, e no menor tempo possível. Usando a natureza como campo do jogo, a característica própria da orientação é escolher a rota que proporcione menor tempo, porém, não necessariamente a maior segurança. Dependendo do local escolhido, podem ter rios, cachoeiras, precipícios e até o encontro com animais indesejados.

Todo ano, são realizadas competições entre as escolas militares e por esse motivo, a equipe de orientação da EFOMM resolveu investir mais tempo em seus treinos. Comandada pelo sargento J. Junior, a equipe exala garbo e vibração.

(Fonte: Google imagens)

O último treino, excepcionalmente, foi aberto aos pais dos orientistas, que puderam fazer o mapa junto aos seus filhos e sentir um pouco da emoção do jogo. O material utilizado, completamente informatizado, faz leitura dos pontos através de um flashdrive que cada orientista carregava preso ao dedo, ou seja, em cada ponto demarcado no mapa, o orientista encostava o flashdrive no prisma e contabilizava sua passagem por ali. Ao final, as marcações foram impressas para que fossem comparados os tempos e feita a análise de  possíveis eliminações.