No último final de semana, dias 20, 21 e 22 de outubro, a EFOMM sediou o IV Katholikós. O retiro Católico que visa a integração dos alunos das diversas escolas militares (Academia da Força Aérea, Academia Militar das Agulhas Negras, Escola Preparatória de Cadetes do Exército, Escola Preparatória de Cadetes do Ar, Colégio Naval, Escola Naval e Escola de Especialistas de Aeronáutica). Esse ano, o retiro foi organizado pelo Grêmio Católico da EFOMM (Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante)  sob a coordenação do Capelão Renato. O tema escolhido foi “Servos como Maria”.

Evento

Registro de todos os católicos presente no Katholikós. (Foto: Al. Jéssica Lisboa / Jornal Pelicano)

O final de semana foi repleto de atividades que visavam a comunhão dos cristãos. Na sexta, após as palavras do Arcebispo Militar Dom Fernando, a fim de recepcionar e dar início ao retiro foi realizado um luau em frente a Capela do CIAGA (Centro de Instrução Almirante Graça Aranha) com direito a hinos católicos entoados com entusiasmo pelos presentes.

Às 0730 do sábado todos os participantes se reuniram para o café da manhã, logo após, foi tirada a foto oficial do evento, com todos os envolvidos. O dia seguiu com diversas palestras, orações, missa, animação, cenáculo, terço e, ao fim do dia, puderam aproveitar um show católico do Comunidade Católica Shalom. Para encerrar o dia, os presentes acompanharam a procissão até a capela.

Reunião em frente à Capela. (Foto: Al. Yasmin Mouzinho / Jornal Pelicano)

“O Katholikós é um evento que desde quando a EEAr começou a participar passou a ser um dos eventos mais esperados do ano para o nosso grupo de oração, o Esquadrão de Cristo. O retiro foi incrível, o tema escolhido foi o ponto alto. O show da Comunidade Católica Shalom foi muito divertido, contribuiu ainda mais pra deixar a chama do Espírito Santo incendiando nossos corações. As palestras revigorantes como a do Padre Paulo Ricardo sobre Maria e toda a sua história aumentou ainda mais o amor por ser católico. O Katholikós deixou um gostinho de quero mais.” contou a Aluna Menina, 3ª série da EEAr.

Entre todos os participantes, puderam contar com a presença do Padre Valmir, Paulo Ricardo, Padre Paulo Ricardo, Missionária Shalom Nathália, Comunidade Shalom, Bispo Auxiliar do RJ Dom Joel, Padre Helinton, Padre Ubiratan, Padre Lucas, Padre Paiva e Padre Paulo Hamurabi, Padre José e Padre Marco.

“Foi uma experiência única. Além da integração com as outras Escolas, pude comungar do amor de Cristo e fortalecer a minha fé.” disse a Aluna Vanessa Marques, do segundo ano de Náutica da EFOMM.

No domingo, após a missa, o evento foi encerrado pelo Arcebispo Militar. Assim, todos os alunos puderam retornas às suas Escolas de origem com o coração preenchido pelo Espírito Santo e a fé renovada.

Confira as fotos do evento clicando na foto abaixo:
IV Katholikós
Texto: Jéssica Lisboa e Yasmin Mouzinho