O mês de Setembro de 2017 foi um mês de grandes desafios aos alunos da Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM). E para abrir esta temporada, ocorreu entre os dias 2 e 3, a segunda edição da competição entre EFOMM e EsPCEx, a II MercaEx. Neste ano, o evento foi realizado novamente nas instalações da Escola do Exército, em Campinas (SP), tendo a maioria das modalidades disputadas logo no primeiro dia de competição.

Atletismo

Na ensolarada manhã de sábado ocorreram as provas de Atletismo, no Estádio da Fonte. Infelizmente nesta edição os resultados dos atletas da EFOMM não foram como o habitual, tendo a EsPCEx vencido a maioria das provas. Porém vale-se destacar a perseverança dos mercantes, e também as boas marcas dos alunos De Souza, vencedor dos 100m, Carlos Souza, Vazquez, Gabriel Inácio e Decicley, medalhistas em suas respectivas provas.

Alunos da EFOMM De Souza (centro) e Gabriel Inácio (direita) durante a premiação dos 100 m rasos. (Foto: Al. Pedro Ribeiro/ Jornal Pelicano)

Orientação

A prova foi disputada fora da EsPCEx, na fazenda Tozan, nas redondezas de Campinas. Participaram da modalidade, alunos da EFOMM, EsPCEx e membros de clubes orientações locais. Todavia somente foram computados os resultados dos participantes das escolas militares.

Participantes da prova de orientação após o término do circuito. (Foto: Al. Fabrício/ Jornal Pelicano)

Uma vez que a prova foi disputada em uma fazenda, terreno pouco conhecido pelos alunos da EFOMM, inicialmente foi realizado um briefing, pelo Sgt Leonardo Costa, da EsPCEx, a fim de informar algumas características local, como balizamento e precauções necessárias para uma segura realização da prova.

Lamentavelmente, por não estar acostumado com o tipo de terreno enfrentado, além do forte calor do dia, a equipe mercante não obteve boas marcas, tanto no individual, quanto na disputa por equipes, tendo a escola do exército ficado com todos os prêmios.

Xadrez

Em tarde inspirada da equipe, os alunos da EFOMM foram destaque na categoria individual, tendo obtido os três primeiros lugares no pódio, com os Alunos Thales, Chagas e Thiago Ninck. Além disso a equipe foi coroada como campeã por equipes, devido ao grande rendimento apresentado na competição.

Equipe de Xadrez na cerimônia de premiação. (Foto: Al. Sebastian/ Jornal Pelicano)

Basquete

Disputada no ginásio da EsPCEx, a partida foi prestigiada por atletas mercantes de outras equipes, para dar suporte ao time da escola, já que a EFOMM não pôde levar sua torcida. Também havia a presença dos oficiais de ambas as forças, além da animada torcida dos donos da casa.

A partida foi totalmente diferente do ano anterior, pelo fato de que as duas equipes sofreram mudanças em seus elencos, como a saída de jogadores que se formaram, na EFOMM, ou que ingressaram à AMAN.

Aluno Gabriel Gama durante a cobrança de um lance livre. (Foto: Al. Fabrício/ Jornal Pelicano)

Mesmo com o esforço da EFOMM, a equipe da EsPCEx estava mais bem preparada tecnicamente e fisicamente. Mostrando habilidade nos arremessos e muita velocidade nas jogadas, dominando desta forma a maior parte da partida. Assim, decorridas as duas horas de jogo, a equipe da EsPCEx sagrou-se campeã do basquete na II Mercaex com o placar de 95×31. Como no ano anterior a mercante levou a melhor, a disputa de títulos está empatada. Os trabalhos para 2018 já se iniciam, pois, para a III Mercaex, reserva-se uma disputa com mais desejo de vitória a fim de deixar para trás o cenário deste ano.

EFOMM: Teixeira, Valli, Albergaria, Quilelli, Mendes, Moura, Humberto, Renato Motta, Ítalo, Gabriel Gama, Fábio Sérgio, Edmilson e Lincolm. Técnico: Carlão

EsPCEx: Victor Vargas, Marco Abreu, Fonseca, Matheus Lima, Haramoto, Rolim, Ribeiro, Daniel, Alisson Oliveira, Jorge Tenório, Moss, Schlotefeld e Sidney. Técnico: Pedro

Vôlei

Em jogo repleto de emoções, os donos da casa começaram melhores abrindo dois sets a zero sobre a EFOMM, com certa facilidade, que demorou a entrar no jogo. Todavia motivada pelo apoio de sua pequena, mas empolgada torcida presente, o escrete Mercante iniciou uma reação, equilibrando e empatando o jogo em 2 sets a 2. Infelizmente no tie-break o bom momento do time visitante não foi suficiente, e a EsPCEx retomou o controle da partida e levou o ouro, vencendo por 3×2.

Ataque do time da EFOMM na disputa acirrada de vôlei. (Foto: Al. Fabrício/ Jornal Pelicano)

Natação

As provas de natação foram marcadas pelas intensas disputas e provas sendo decididas nos últimos metros, braçada a braçada. Nesta modalidade se destacaram os alunos Moreno, sobrando nos 50m peito, e também nos 50m borboleta. Além dos alunos Satyro e Sacramento, que foram medalhistas em suas respectivas provas.

Premiação dos 50m borboleta. (Foto: Al. Fabrício/ Jornal Pelicano)

Futebol

Nesta modalidade sagrou-se campeã a equipe da EFOMM, vencendo o jogo pelo placar de 1×0. A partida foi marcada por uma forte disputa entre os atletas de ambas as equipes. No primeiro tempo,  o time da EFOMM mantinha o controle da bola, porém era ameaçada pelos contra ataques da equipe da EsPCEx ,entretanto nenhuma equipe conseguiu abrir o placar e as equipes foram pro intervalo mantendo o 0x0.

Comandante do Corpo de Alunos da EFOMM e equipe de Futebol, celebrando a vitória. (Foto: Al. Sebastian/ Jornal Pelicano)

Um momento chave da partida foi a entrada do Al. Valli no time da EFOMM.  Após essa mudança, a equipe mercante começou a criar as melhores jogadas e logo no primeiro quarto do segundo tempo, o próprio Al. Valli abriu o placar, após um cruzamento rasteiro vindo da ponta direita. A partir deste gol, o jogou ganhou emoção, uma vez que a equipe de Campinas precisava buscar um resultado favorável. O jogo já se encaminhava para o fim quando o juiz da partida marcou um pênalti para a equipe da EsPCEx, mas o goleiro Tavalask da EFOMM defendeu a cobrança e garantiu o triunfo para a Equipe do Rio de Janeiro.  Após a partida, o CT (FN) Padrenosso efetuou a entrega das medalhas aos atletas e foi dado por encerrada a modalidade.

Texto: Al. Vazquez e Al. Fabrício.

Confira as fotos do evento clicando na foto abaixo:
II Mercaex

COMPARTILHAR
Praticante Oficial de Náutica. Vice-Presidente do Jornal Pelicano e Presidente do Grêmio de Relações Internacionais da Marinha Mercante durante o ano de 2018.