Um dos esportes mais tradicionais do mundo, o Xadrez, foi disputado na II MercAer, na Sala de Estar dos Alunos da Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM). Em uma competição muito equilibrada, onde se registraram cinco empates na pontuação individual, a equipe da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAr) levou a melhor nas categorias individual e por equipes.

Aluno Chagas da EFOMM, durante uma partida da competição. (Foto: Al. Fabrício/ Jornal Pelicano)

Nesta edição o torneio foi disputado num formato onde cada competidor enfrentava um aluno de uma escola oposta, e cada vitória representava um ponto, para aquele competidor (na disputa individual) e sua equipe. O alto nível dos participantes, fez com que houvessem confrontos equilibrados, no qual diversas partidas terminaram empatadas. Porém tendo sido mais eficiente, conquistando 4,5 pontos, o Aluno Lopes, da EPCAr, foi o grande vencedor da disputa individual. O destaque ficou para a disputa do segundo lugar, que somente foi decidida no confronto direto, uma vez que os alunos Conceição (EPCAr) e Chagas (EFOMM), terminaram a competição com mesmo número de pontos, porém no critério desempate a segunda colocação ficou com o aluno da EPCAr.

Alunos da EFOMM e EPCAr na cerimônia de premiação. (Foto: Al. Fabrício/ Jornal Pelicano)

Já no torneio por equipes a EFOMM não teve um bom dia, uma vez que seus enxadristas não conseguiram desenvolver o seu melhor. Desta maneira a equipe de Barbacena foi a grande vencedora, somando 16 pontos.

Classificação Xadrez

Posição Nome de Guerra Pontos Escola
Lopes 4,5 EPCAr
Conceição 3,5 EPCAr
Chagas 3,5 EFOMM
Thiago Ninck 3,0 EFOMM
Antonio 3,0 EPCAr
Defilipo 3,0 EPCAr
Thales Lucas 1,5 EFOMM
Sampaio 1,0 EFOMM

 

*Os Alunos da EFOMM Cravids, Benayon e Pano não somaram pontos.

Confira as fotos do evento abaixo:
II MercaEr

COMPARTILHAR
Praticante Oficial de Náutica. Vice-Presidente do Jornal Pelicano e Presidente do Grêmio de Relações Internacionais da Marinha Mercante durante o ano de 2018.