A II MercAer contou também com uma das competições mais populares no mundo dos esportes, o Atletismo. Esta edição teve como competidores os alunos da EFOMM, EPCAR e EEAR. Tendo todas as modalidades disputadas no Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes (CEFAN), na manhã de sábado.

Aluno De Souza vencendo a prova dos 100 metros rasos, na II MercAer. (Foto: Al. Thaís Rosales/ Jornal Pelicano)

 

100m rasos

Nesta modalidade, o Al. De Souza, segundanista da EFOMM, ganhou com uma considerável diferença dos outros competidores, conseguindo um grande destaque e mais uma vez batendo o recorde de sua escola, quebrado anteriormente pelo próprio, na MercaEx de 2016. Completaram o pódio os alunos Fonseca e Monteiro, ambos da EPCAR.

COLOCAÇÃO ALUNO ESCOLA MARCA
1º lugar De Souza EFOMM 10”63
2º lugar Fonseca EPCAR 11”31
3º lugar Monteiro EPCAR 11”36


400m rasos

Nesta modalidade os competidores completam uma volta na pista. E O Al. Gomes O. da EPCAR chegou na frente obtendo uma excelente marca, com mais de 2 segundos de vantagem para o segundo colocado.

COLOCAÇÃO ALUNO ESCOLA MARCA
1º lugar Gomes O. EPCAR 51”19
2º lugar Gustavo V. EEAR 53”32
3º lugar Aguiar EPCAR 54”30

 

800m rasos

Nesta modalidade os competidores completaram duas volta na pista de atletismo da EFOMM, e o Al. Gomes O. da EPCAR venceu novamente. Porém, a disputa acirrada ocorreu na conquista do segundo lugar, que por fim acabou ficando com o Al. Sampaio da EEAR e em terceiro lugar, o Al. Decicley, representando a EFOMM.

COLOCAÇÃO ALUNO ESCOLA MARCA
1º lugar Gomes O. EPCAR 2’6”14
2º lugar Sampaio EEAR 2’8”40
3º lugar Decicley EFOMM 2’8”80

 

3000m rasos

Esta prova foi a mais longa do atletismo, sendo necessária grande resistência por parte dos atletas. E o aluno Carlos Souza, da EFOMM, mostrou o resultado do seu treino e dedicação diários e árduos, e acabou por conquistar a medalha de ouro com folga. Completando o pódio, os alunos Pires e Abraham, ambos da EPCAR.

COLOCAÇÃO ALUNO ESCOLA MARCA
1º lugar Carlos Souza EFOMM 9’38”
2º lugar Pires EPCAR 10’12”
3º lugar Abraham EPCAR 10’23”


Revezamento 4x100m rasos

É uma das modalidades mais nobres do atletismo, na qual cada equipe é composta por 4 atletas, e a cada 100m, o bastão deve ser passado de um ao outro, até que o quarto elemento do time cruze a linha de chegada. Havendo falhas na passagem de bastão, a equipe é automaticamente desclassificada. Como já era de se esperar, a prova foi emocionante do inicio ao fim e terminou com a vitória da equipe da EPCAR.

COLOCAÇÃO ALUNO ESCOLA MARCA
1º lugar Aguiar, Fonseca, Diniz, Monteiro EPCAR 44”25
2º lugar De Souza, Gabriel Inácio, Sanches, Diego EFOMM 45”20
3º lugar Igor, Alexandre, Leonardo, Luiz Felipe EEAR 45”57


Salto em distância

Nesta modalidade cada atleta tem direito a 6 tentativas e é considerado o seu melhor salto válido. O Al. Adewi da EEAR bateu seu adversário, Al. Fonseca da EPCAR, por apenas 5cm de diferença e garantiu o lugar mais alto do pódio que foi completado pelo aluno Levi da EFOMM.

COLOCAÇÃO ALUNO ESCOLA MARCA
1º lugar Adewi EEAR 6,36m
2º lugar Fonseca EPCAR 6,31m
3º lugar Levi EFOMM 5,77m


Salto em altura

A prova, que consiste em saltar por cima de uma barra horizontal, teve o Al. Gilberto, da EFOMM, como grande ganhador, destacando-se ao saltar 7 cm a mais que o segundo colocado.

COLOCAÇÃO ALUNO ESCOLA MARCA
1º lugar Gilberto EFOMM 1,83m
2º lugar Vargas EEAR 1,76m
3º lugar Sales EPCAR 1,73m

 

Aluno Giberto da EFOMM, durante a realização de um salto. (Foto: Al. Thaís Rosales/ Jornal Pelicano)


Lançamento de disco

Considerado um dos esportes mais antigos do mundo, é dividido em várias etapas, sendo elas: pega, posição inicial, balanço preliminar, giro, posição de lançamento, lançamento e reversão. O pódio foi dividido pelos alunos da Aeronáutica, que tiveram um bom desempenho durante toda a competição.

COLOCAÇÃO ALUNO ESCOLA MARCA
1º lugar Hugo EPCAR 31,92m
2º lugar Chagas EEAR 31,48m
3º lugar Scatolini EPCAR 30,49m


Arremesso do peso

O arremesso de peso é uma modalidade olímpica que consiste no lançamento de uma esfera de 6kg pelo jogador. Ele deve permanecer dentro de um círculo, e se a competição contar com menos de oito participantes, ele terá seis tentativas de arremesso ou três tentativas se a competição tiver mais que oito participantes. A posição classificatória estará sujeita a distância obtida: quanto maior a distância do arremesso, mais alta é a classificação. E quem conseguiu subir no topo do pódio foi o aluno da EEAR, Gabriel, com a marca de 12,72 m.

COLOCAÇÃO ALUNO ESCOLA MARCA
1º lugar Gabriel EEAR 12,72m
2º lugar Pereira EPCAR 11,82m
3º lugar Vazquez EFOMM 11,02m


Lançamento do dardo

Essa modalidade das provas do atletismo de campo exige muita força, técnica e concentração do atleta. E quem conseguiu juntar todas essas características e sair vitorioso foi o aluno Fonseca, da EPCAR, com uma considerável diferença para o segundo colocado.

COLOCAÇÃO ALUNO ESCOLA MARCA
1º lugar Fonseca EPCAR 43,23m
2º lugar Tchalo EEAR 41,63m
3º lugar Nobrega EPCAR 39,52m


100m rasos feminino

Na prova que exige que as atletas deem um tiro o mais rápido possível, a Al. Aline Andrade da EEAR, conseguiu passar pela linha de chegada em primeiro lugar.

COLOCAÇÃO ALUNO ESCOLA MARCA
1º lugar Aline Andrade EEAR 13”25
2º lugar Mariana Paes EEAR 14”36
3º lugar Sophia EFOMM 14”38


1500m rasos feminino

Buscando dar quase 4 voltas na pista, as duas alunas que conseguiram destaque foram a Elen, da EEAr, que chegou em primeiro lugar e em seguida a aluna Sónia, da EFOMM.

Aluna Sónia, da EFOMM, antes da largada dos 1500m feminino. (Foto: Al. Thaís Rosales/ Jornal Pelicano)
COLOCAÇÃO ALUNO ESCOLA MARCA
1º lugar Elen EEAR 5’46”99
2º lugar Sónia EFOMM 6’30”00


Revezamento 4x100m feminino

No mesmo modelo da competição masculina, o objetivo da prova é ter agilidade mas também cautela, pois não pode existir erro na passagem do bastão de um competidor a outro. Com 3 segundos de diferença, as alunas da EEAr conseguiram chegar na frente, conseguindo subir no pódio no lugar mais alto. Ademais as alunas da EFOMM também fizeram uma boa marca, conquistando o segundo lugar.

COLOCAÇÃO ALUNO ESCOLA MARCA
1º lugar Mariana Paes, Aline Andrade, Camila, Elen EEAR 54”03
2º lugar Sónia, Sophia, Gabriela, Ludmile R. EFOMM 57”78

 

Salto em distância feminino

Dentre diversas competidoras, a que conseguiu a melhor marca nesta modalidade foi a aluna Camila, da EEAr, conseguindo saltar 4,67m e liderando a prova com o seu resultado.

COLOCAÇÃO ALUNO ESCOLA MARCA
1º lugar Camila EEAR 4,67m

 

Contribuição de texto: Al. Goulart

Confira todas as fotos da II MercAer abaixo:
II MercaEr