Nos dias 19 e 20 de Agosto, ocorreu a primeira etapa do Processo Seletivo 2018 de Admissão à Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM). No primeira dia, foram realizados os exames de conhecimentos das disciplinas de Português, Redação e Inglês.  Já no segundo dia, foram aplicadas as provas de Matemática e Física.

O número de candidatos inscritos para o Centro de Instrução Almirante Graça Aranha  (CIAGA), para disputar as  170 vagas disponíveis na Instituição, foi de 6218. No  Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (CIABA), houve 2858 inscritos concorrendo às 115 vagas ofertadas.

Candidatos momentos antes da abertura dos portões. (Foto: Al. Thais Câmara/ Jornal Pelicano)

Os dias de Prova

No Rio de Janeiro, as provas foram realizadas no Centro de Instrução Almirante Alexandrino (CIAA) e no CIAGA. A abertura dos portões ocorreu pontualmente às 0730 do horário de Brasília, em ambos os dias de prova, como estabelecido no edital do concurso.

Os candidatos dispunham de até 4 horas para a realização dos exames de conhecimentos  e só poderiam  se ausentar das salas após uma hora de tempo decorrido de prova. Além disso havia a possibilidade  de anotar o gabarito em um espaço disponível na folha de rosto do caderno de questões, sendo terminantemente proibido a saída com o caderno de questões.

 

Trânsito

Devido a demolição da passarela 18 da Av. Brasil, única via de acesso aos locais de prova, houve trânsito intenso nas proximidades do CIAA e do CIAGA. Em razão disso, os candidatos enfrentaram transtornos na via, na manhã de domingo. E alguns aspirantes a vagas chegaram após o fechamento dos portões e foram impedidos de entrar, apesar do apelo de pais e outros acompanhantes presentes no local de prova.

Momento do fechamento dos portões. (Foto: Al. Thaís Câmara/ Jornal Pelicano)

Medidas de Segurança

A fim de manter a integridade do concurso, os candidatos eram orientados a retirar boné, fones de ouvido e  óculos escuros. Além de  colocar em sacos lacrados os aparelhos capazes de emitir ou receber informações.

Durante a realização das provas, só era permitido se ausentar das salas com autorização do fiscal e acompanhado por alunos da EFOMM até os banheiros, onde existiam aparelhos detectores de metal, para identificar objetos eletrônicos não autorizados pelo subitem 10.12 do Edital do PSEFOMM/2018.

Candidatos entrando nas dependências do CIAA. (Foto: Al. Yuji/ Jornal Pelicano)

Participação do Corpo de Alunos

Cerca de 260 alunos dos 3 anos escolares da EFOMM foram voluntários no concurso. Estes direcionavam os candidatos para os seus respectivos locais de prova, além de verificar os documentos de identificação. E no decorrer das provas, os militares ficaram responsáveis por realizar inspeções individuais nos candidatos com o propósito de não permitir o uso ilícito de eletrônicos.

Alunos da EFOMM realizando apoio a segurança do Concurso. (Foto: Al. Yuji/ Jornal Pelicano)

O Exmo. Sr. Comandante do CIAGA, CA Vanley Monteiro Soares, o Ilmo Sr. Imediato do CIAGA, CMG (FN) Frederico e o Ilmo. Sr. Comandante do Corpo de Alunos, CF Rodrigo estiveram presentes nos dois dias de aplicação da prova.

 

Repercussão da prova entre os candidatos

Esse ano os alunos  tiveram que escrever uma redação dissertativa sobre o tema “Educação com o pragmatismo da tecnologia”, e grande parte dos candidatos afirmaram não apresentar dificuldades para desenvolver a redação. Além disso as provas de Inglês e Física foram apontadas como as mais difíceis, e segundo o relato de uma candidata, essas provas vieram  mais complicadas que o normal.

Considerações Finais

O gabarito provisório estará disponível na página oficial do CIAGA a partir de hoje, 21 de Agosto. E a partir do dia 20 de Setembro, os candidatos poderão ter acesso ao gabarito oficial.

Confira as demais etapas do PS EFOMM 2018 no site do CIAGA.

A Equipe do Jornal Pelicano deseja boa sorte à todos os candidatos!

Texto: Aluna Núbia Maulaz

Confira as fotos do evento abaixo:
Concurso EFOMM 2018

 

COMPARTILHAR
Praticante de Oficial de Máquinas. Adaptador-Aluno de Máquinas da EFOMM, Presidente do Jornal Pelicano no ano de 2018.