Na manhã de sexta feira, 03 de agosto de 2017, ocorreu no campo de esporte do Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA) a cerimônia do dia da República de Cabo Verde e República de São Tome e Príncipe. Esta, contou com a presença do Ilmo. Sr. Comandante do Corpo de Alunos (ComCA) CF Rodrigo Bittencourt, demais oficias que completam o contingente e os alunos estrangeiros da Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM), localizada no CIAGA.

Alunos estrangeiros durante a cerimônia. (Foto: Al. Yuji/ Jornal Pelicano)

A cerimônia foi iniciada às 08:30, quando o comandante aluno Thiago Ninck apresentou o Corpo de Alunos, prontos em formatura, ao oficial mais antigo presente. Seguindo com esta homenagem aos estrangeiros, o vogal Al. Danusio convidou ao Al. Carlos Sousa para falar um pouco sobre o histórico da República de Cabo Verde. Este país foi descoberto no século XV por navegadores portugueses, é localizado no centro do Oceano Atlântico, a aproximadamente 570 quilômetros da costa ocidental da África. Além disso, é composto por dez ilhas, possui uma área de aproximadamente 4.000 quilômetros quadrados, a língua oficial é o português, porém a língua popular do país é o crioulo cabo verdiano (o criol).

“SOMOS UM POVO MUITO HUMILDE E DE CORAÇÃO MUITO BOM, PROCURAMOS SEMPRE TRATAR BEM AS PESSOAS PARA SERMOS BEM LEMBRADOS.”

(AL. STIVEN)

Após ser lido o histórico cabo verdiano, foi dado sequência ao cerimonial. Foi realizado pelo Al. Péricles o içamento da bandeira de Cabo Verde, ao som do Hino cabo verdiano.

A bandeira composta por retângulos azuis, estrelas douradas e três faixas, sendo duas brancas e uma vermelha, representa, respectivamente, o espaço infinito do mar-e-céu que envolve as ilhas, as 10 ilhas que formam o arquipélago de Cabo Verde e o caminho  da construção do país. Ao termino do Hino, encerrou-se o cerimonial a Cabo Verde.

Como previsto no plano de cerimônia, a Al. Sónia do primeiro ano foi convidada para introduzir o cerimonial da República Democrática de São Tomé e Príncipe com a leitura do histórico de seu país. Assim como Cabo Verde, São Tome e Príncipe também foi descoberto por navegadores portugueses durante o século XV. O país é dividido em sete distritos, sendo seis deles localizados na ilha de São Tomé e apenas um na ilha de Príncipe. É um país com 200 mil habitantes, distribuídos por uma área de aproximadamente 1.000 quilômetros quadrados. Sua língua oficial é o português, porém são encontrados diferentes dialetos em cada ilha.

“ESTE CERIMONIAL SIGNIFICA MUITO PARA NÓS UMA VEZ QUE PODEMOS CANTAR NOSSO HINO DEPOIS DE TANTO TEMPO LONGE DE CASA”

(AL. SILVIO VARELA)

Alunos de São Tomé e Príncipe durante o cerimonial a bandeira. (Foto: Al. Yuji/ Jornal Pelicano)

Após realizado a leitura do país, o Al. Espírto Santo executou o içamento da bandeira São-tomense, acompanhado do Hino de São Tomé e Príncipe. A bandeira é composta por um triângulo vermelho que simboliza a luta pela independência, as duas faixas verdes que representam a vegetação, a faixa amarela representando as riquezas e as duas estrelas pretas que simbolizam as duas ilhas do país. Logo após foi dado como encerrado o cerionial de São Tomé e Príncipe.

Para finalizar o cerimonial, o Ilmo. Sr. ComCA proferiu algumas palavras para todo o corpo de alunos. Ressaltou a importância em homenageá-los e também falou sobre a oportunidade de poder conhecer um pouco mais da cultura de cada país.

“É uma honra para todos nós podermos aprender um pouco com cada um de vocês a cada dia que passa”

(Cf –  Rodrigo bittencourt)

Ao final do discurso do comandante foi comandado o fora de forma e todos os alunos puderam voltar para suas respectivas atividades de rotina previstas.

Confira as fotos do evento abaixo:

Dia Nacional de Cabo Verde e São Tomé e Príncipe 2017