No penúltimo dia de Comissão Mercantex, os alunos da EFOMM acordaram cedo, para que tivessem instrução de navegação astronômica. Ademais puderam observar, e constatar, as dificuldades se adentrar com um navio de grande porte na Baía de Guanabara. Uma vez que existe uma enorme quantidade de navios, pesqueiros e embarcações de pequeno porte manobrando ao mesmo tempo nesta região, e por isso, faz-se necessária atenção redobrada da equipe de passadiço, e guinadas precisas, combinação de manobras com outros navios e respeito aos regulamentos de navegação.

Nascer do sol visto do Navio Garcia D´Ávila, durante o fim da Comissão. (Foto: Al. Ricardo Jesus/ Jornal Pelicano)

Por fim, na parte da tarde, o navio voltou ao Rio de Janeiro e desta vez ficou fundeado nas proximidades da Escola Naval.

Alunos da EFOMM, Oficiais do CIAGA, e do navio, formados no convés principal. (Foto: Al. Ricardo Jesus/ Jornal Pelicano)

E para agradecer pela oportunidade dessa Comissão Mercantex, o CMG Juarez, comandante da embarcação, e o Super Intendente de Ensino do Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA), responsável pelos alunos da EFOMM, Contra-Almirante (RM1) Marco Antonio Guimarães Falcão, se reuniram no convés principal, juntamente com tripulação e alunos da EFOMM, para a realização do cerimonial à bandeira, que foi arriada ao som do Hino Nacional. Ao final, foi elogiado o empenho de toda tripulação, desde o mais antigo, que não mediu esforço para passar o máximo de ensinamento possível, até o marinheiro mais moderno, que sempre busca aprender e se aperfeiçoar.

Foto da Aluna isabela Domingues, vencedora do concurso fotográfico. (Foto: Al. Isabela Domingues)

Concurso Fotográfico

A fim de motivar os alunos da EFOMM,  para que aproveitassem a estadia no navio Garcia D´Ávila, e em Ilhabela, foi proposto um concurso fotográfico, no qual haviam duas categorias: “Foto de Marinha” e “Mais Engraçada”. E numa disputa acirrada, que foi decidida por um juri composto por oficiais do CIAGA, e do navio, a aluna Isabela Domingues, foi premiada como vencedora da categoria “Foto de Marinha”. E na outra, os ganhadores foram os alunos Thiago Motta e Brasil.

Alunos da EFOMM durante o Happy Hour no Tank Deck. (Foto: Al. Ricardo Jesus/ Jornal Pelicano)

Happy Hour

Ao fim da noite os mercantes puderam se confraternizar, novamente no Tank Deck, ao de uma banda composta por militares do CIAGA e do Garcia, e com diferentes alunos da EFOMM se revezando nos vocais, entoando clássicos do cancioneiro popular. Desta forma os alunos se despediam da Comissão, a qual lhes contribuiu enormemente para a formação marinheira.

Com esta matéria o Jornal Pelicano encerra a cobertura da Comissão Mercantex 2017, confira os detalhes da manobra de atracação no Complexo Naval de Mocanguê no Facebook e Instagram do Jornal Pelicano.

Confira as fotos do evento abaixo:
Diário de Bordo - Mercantex

 

Colaborador da matéria: Aluno do 2º de Náutica Fabrício