Durante a tarde do primeiro dia de competições da XL MercNav, a Sala de Estar dos alunos da EFOMM foi decorada com várias mesas e tabuleiros de xadrez para as partidas desse esporte intelectual. A equipe mercante respeitou os adversários e, com destreza e foco, conseguiu repetir o bom resultado das edições anteriores.

Seguindo o hábito, a competição obedeceria um formato parecido ao adotado nos últimos anos: todos os atletas do Colégio Naval enfrentariam todos os atletas da EFOMM. Com oito representando cada instituição, foram 64 partidas ao todo. As partidas tinham duração de 20 minutos cada.

Seriam disputadas duas modalidades: individual – onde o atleta premiado seria o atleta com mais vitórias; e por equipe – onde a equipe que somasse mais vitórias seria a campeã. Em caso de empate, outra partida entre os atletas com mais vitórias seria jogada.

Rodadas

Cada rodada teria oito partidas simultâneas: Durante a primeira rodada, vitória apertada da EFOMM por 5-3, resultado repetido na segunda rodada. O CN tentou correr atrás do placar empatando 4-4 na terceira rodada, mas os atletas da EFOMM mostraram-se seguros e chegaram a vencer seis das oito partidas na quinta rodada.

Ao fim das oito rodadas, o placar mostrava 41 vitórias da EFOMM contra 23 do CN. O individual tinha como campeão o Al. Martuscello, do Colégio, que realizou o impressionante feito de oito vitórias nas oito partidas. Mas a EFOMM não ficou para trás: cada um dos mercantes venceu pelo menos duas partidas.

Completando o pódio, ainda teria o Al. Chagas, um dos mais fortes enxadristas da EFOMM, e o Comandante-Aluno Thiago Ninck, cada um com sete vitórias. A tabela completa dos jogos está logo abaixo:

Tabela final com o resultado das partidas de Xadrez. (Imagem: Jornal Pelicano)