A competição de Orientação válida pela XL MercNav ocorreu na tarde de sábado e, dotados de um mapa e o auxílio de bússola, os competidores tinham o objetivo de correr por um terreno à procura de pontos (prismas) marcados no mapa. A competição foi realizada no Centro de Educação Física Adalberto Nunes (CEFAN), que possui ligação interna com o CIAGA e que já é normalmente utilizado pela equipe de Orientação para treinamento durante o horário do TFM.

A COMPETIÇÃO

Equipe de Orientação da EFOMM posa para foto. (Foto: Jornal Pelicano)

O atleta de Orientação deve possuir a habilidade de avaliar o terreno e também sabedoria, coordenação e resistência para completar o percurso, passando pelos pontos marcados no mapa no menor tempo possível, preservando sempre a cordialidade e as regras básicas do esporte.

Apesar de parecer simples, escolher a melhor rota exige muito do atleta, como a leitura precisa do mapa, uso correto da bússola, concentração numa situação de tensão, decisão rápida e corrida na natureza, que na maioria das vezes apresenta imprevistos, como diferentes tipos de vegetação, desníveis, cercas… Estas distrações podem ter sido o “tendão de Aquiles” dos alunos da EFOMM, que não conseguiram obter o ótimo resultado do último MercNav.

Equipe do CN satisfeita com o resultado obtido. (Foto: Jornal Pelicano)

Embora os alunos da EFOMM estivessem “jogando em casa”, com a vantagem de já conhecerem a região da competição, a equipe foi desclassificada, pois esqueceu de passar em determinado prisma durante a corrida. E assim, foi determinado o pódio com 3 atletas do CN. São eles: 1º Lugar Monteiro, 2º Lugar Tolentino e 3º Lugar Flavio.

Confira as fotos da competição clicando na foto abaixo:

AP001-20170511JP

COMPARTILHAR
Praticante de Oficial de Máquinas. Adaptador-Aluno de Máquinas da EFOMM, Presidente do Jornal Pelicano no ano de 2018.