Na manhã do dia 06 de maio, às 8h, teve início a competição de natação no CIAGA, válida pela XL MercNav, acompanhada pelas animadas torcidas da EFOMM e do Colégio Naval. Estavam presentes no local o Ilmo. Sr. Comandante do Corpo de Alunos do CN CF Éric Abdalla Melo e o Ilmo. Sr. Imediato do Corpo de Alunos da EFOMM CC Nei Moreira, além de oficiais e civis.

A competição teve início com a modalidade 50m NADO LIVRE e foi disputada pelos alunos: Gonçalves (CN),  Luciano (EFOMM), Matheus Gonçalves (CN) e Sacramento (EFOMM), sendo o vencedor o aluno Gonçalves com o tempo de 25”63. Os alunos Luciano e Matheus Gonçalves ficaram em segundo e terceiro lugar, respectivamente.

TEMPO COMPETIDOR EQUIPE
25s63 Al. Gonçalves CN
27s06 Al. Luciano EFOMM
28s88 Al. Matheus Gonçalves CN
Disputa 50m nado livre. (Foto: Al. Helena Ferreira / Jornal Pelicano)

A competição se seguiu com a prova 50m NADO BORBOLETA. A equipe da EFOMM contou com os alunos Moreno e Tavares e a do CN com os alunos Bicca e Expedito. Ainda que tenha chegado em primeiro lugar, o aluno Moreno foi desclassificado por ter colocado a mão na borda, o que gerou muita polêmica, uma vez que não estava claro no regulamento que esse seria um motivo para desclassificação. O aluno Expedito (CN) também foi desclassificado devido a irregularidades na virada.

TEMPO COMPETIDOR EQUIPE
28s71 Al. Moreno (Desclassificado) EFOMM
29s87 Al. Bicca CN
31s96 Al. Tavares EFOMM
32s11 Al. Expedito (Desclassificado) CN
Apenas os alunos Bicca (CN) e Tavares (EFOMM) subiram ao pódio no 50m nado borboleta. (Foto: Al. Helena Ferreira / Jornal Pelicano)

Subiram ao pódio apenas os alunos Bicca, em primeiro lugar e o aluno Tavares, em segundo. Durante a premiação, a torcida da EFOMM gritava o nome do aluno Moreno, como forma de homenageá-lo.

Às 9:30h teve início a terceira prova, o REVEZAMENTO 4x50m NADO LIVRE com a presença dos alunos Luciano, João Matos, Camini e Valença representando a EFOMM e dos alunos Bicca, Matheus Gonçalves, Gonçalves e Caruso representando o CN. A equipe do Colégio Naval foi a campeã com o tempo de 1’48”15, enquanto que a equipe da EFOMM obteve o tempo de 1’51”28.

TEMPO COMPETIDOR EQUIPE
1:48s15 Als. Bicca/Matheus Gonçalves/Gonçalves/Caruso CN
1:51s28 Als. Luciano/João Matos/Camini/Valença EFOMM
Disputa acirrada no revezamento 4x50m nado livre. (Foto: Al. Helena Ferreira / Jornal Pelicano)

A quarta prova realizada, 50m NADO PEITO, foi disputada pelos alunos Caruso (CN), Moreno (EFOMM), Dias (CN), Satyro (EFOMM). Mais uma vez o aluno Moreno obteve o menor tempo 32”69, sendo o primeiro colocado. Em seguida, o aluno Dias com 35”39 e o aluno Caruso com 35”62.

TEMPO COMPETIDOR EQUIPE
32s69 Al. Moreno EFOMM
35s39 Al. Dias CN
35s62 Al. Caruso CN
Al. Moreno (EFOMM) comemora vitória com sua treinadora, Viviane. (Foto: Al. Helena Ferreira / Jornal Pelicano)

A modalidade 50m NADO COSTAS, quinta prova, teve início às 10h. Foi disputada pelos alunos João Matos e Sacramento, que representavam a EFOMM e pelos alunos Braga e Dias, representando o Colégio Naval. O vencedor foi o aluno Dias com o tempo de 31”99. Em segundo lugar, o aluno Braga obteve 33”01 e em terceiro lugar, João Matos com 35”76.

TEMPO COMPETIDOR EQUIPE
31s99 Al. Dias CN
33s01 Al. Braga CN
35s76 Al. João Matos EFOMM
Alunos se preparam para a disputa do 50m nado costas. (Foto: Al. Helena Ferreira / Jornal Pelicano)

A sexta e última prova realizada foi o REVEZAMENTO 4x50m MEDLEY, onde cada um dos quatro nadadores nada num diferente estilo, na ordem: costas, peito, borboleta e crawl. A equipe da EFOMM foi composta pelos alunos: Brasil, Moreno, Tavares e Luciano e a do CN pelos alunos Braga, Bicca, Dias e Caruso. O Colégio Naval obteve o menor tempo, sendo a equipe vencedora.

TEMPO COMPETIDOR EQUIPE
2:03s59 Als. Braga/Bicca/Dias/Caruso CN
2:04s64 Als. Brasil/Moreno/Tavares/Luciano EFOMM
Alunos no revezamento 4x50m Medley. (Foto: Al. Helena Ferreira / Jornal Pelicano)

Após o fim de todas as provas, consagrou-se o Colégio Naval campeão da natação do XL MercNav pelo maior número de primeiros lugares, com o resultado de 5×1.

Clique abaixo para conferir mais fotos da competição de natação:

hf96-20170506JP