Pela manhã do segundo dia de competições válidas pela XL MercNav, o ginásio teve seu piso encoberto pelo tradicional tatame para receber as lutas do Judô. Foram 38 duelos de empolgar o público, que vibrou durante toda a manhã. No fim do dia, porém, a EFOMM não conseguiu repetir o resultado das últimas edições e era apenas a torcida do Colégio Naval que vibrava.

Equipe da EFOMM de judô. (Foto: Al. Assis / Jornal Pelicano)

A disputa teria três modalidades: Por equipes – onde haveriam apenas lutas entre mercantes contra navais; por categoria – onde os atletas estariam separados por peso, independente de equipe; e absoluta – os melhores atletas se enfrentariam independente de equipe ou peso. Cada luta durava 4 minutos, e em caso de empate havia o Golden Score, onde o primeiro judoca a marcar um ponto venceria.

EQUIPES

O dia iniciou com a disputa entre equipes: seriam cinco lutas, e a equipe que tivesse mais vitórias seria a campeã desta modalidade. Na primeira peleja, o equilíbrio entre Sato e Eduardo era notável. Mesmo assim, o placar não refletiu esse equilíbrio, com vitória do naval por 4-0. Na luta seguinte, Philipe Ruy encarou Rufino. O mercante se esforçou para alcançar a vitória, mas Rufino se mostrou superior e venceu por 1-0. Ribeiro Mendes mostrou sua garra, e conseguiu triunfar sobre Julio Cesar, Silveira foi superado por Mikael e Victor Cunha perdeu por ippon (一本, Ippon um) logo no primeiro minuto.

Alunos do CN reunidos antes do embate. (Foto: Al. Assis / Jornal Pelicano)

Desta forma, com quatro vitórias em cinco lutas, o CN triunfou no modo por equipes.

INDIVIDUAL POR CATEGORIA

Com uma delegação de 24 atletas, contra apenas 8 da EFOMM, o Colégio Naval teve alguns duelos travados entre seus próprios alunos em todas as categorias. Segue abaixo a chave de todos os embates travados nesta modalidade:

1Ligeiro (até 60kg)

Chave da disputa dos lutadores peso ligeiro. (Imagem: Jornal Pelicano)

2Meio Leve (60 a 66kg)

Chave da disputa dos lutadores peso meio leve. (Imagem: Jornal Pelicano)

3Leve (66 a 73kg)

Chave da disputa dos lutadores peso leve. (Imagem: Jornal Pelicano)

4Meio Médio (73 a 81kg)

Chave da disputa dos lutadores peso meio médio. (Imagem: Jornal Pelicano)

5Médio (81 a 90kg)

Chave da disputa dos lutadores peso médio. (Imagem: Jornal Pelicano)

6Pesado (acima de 90kg)

Chave da disputa dos lutadores peso pesado. (Imagem: Jornal Pelicano)

ABSOLUTO

Para encerrar a competição, a EFOMM selecionou dois atletas e o CN outros dois para o modo Absoluto. João Caio derrotou Nascimento em um ippon muito bem aplicado logo no início da luta. Rufino também teve pressa em derrubar Victor Cunha. Com isso, o Colégio também garantiu a vitória nessa modalidade.

Al. Wilker Rodrigues pronto para subir no tatame. (Foto: Al. Assis / Jornal Pelicano)

A equipe de Judô da EFOMM não possui treinador, e os atletas dependem de outras equipes para treinar todos os dias no TFM, além de haver pouca adesão dos alunos no esporte. Em contrapartida, o CN prepara seus alunos desde o primeiro ano e eles mostraram no tatame o fruto de todo esse treinamento.

Clique na foto abaixo para ver a galeria do Judô:

XL MercNav: Judô