Na tarde de quinta-feira, dia 4 de maio, a Diretoria de Portos e Costas divulgou o Edital Simplificado e o Calendário de Eventos do Processo Seletivo de Admissão às Escolas de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (PSEFOMM 2018). Àqueles que desejam ingressar ainda têm três meses para se preparar e estudar para as provas escritas.

Vagas

A principal novidade para o PSEFOMM 2018 é o número de vagas, que, em relação ao último ano, aumentou no Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA), no Rio de Janeiro, e no Centro de Instrução Almirante Braz Aguiar (CIABA), em Belém. Este ano foram disponibilizadas 285 vagas de ingresso, sendo 170 no CIAGA e 115 no CIABA.

Datas

O Calendário de Eventos informa todas as datas do Processo Seletivo. Na próxima quinta, 11 de maio, abrem as inscrições, que se estendem até 8 de junho. As 4 etapas do Processo Seletivo avaliam o nível de conhecimento, higidez, vigor físico e aptidão para o regime militar do candidato à EFOMM. A primeira etapa são os Exames de Conhecimento, que ocorrem nos dias 19 e 20 de agosto. A última etapa, o Período de Adaptação e Verificação de Documentos se encerra no dia 28 de janeiro de 2018.

Taxa de Inscrição

Outra novidade foi o valor da taxa de inscrição que subiu para R$ 60,00. Há um período estipulado para pedido de isenção da taxa de inscrição, mas não foram divulgadas informações adicionais a respeito da isenção.

Para conferir os requisitos de ingresso e as datas de cada etapa, leia o Edital Simplificado na íntegra abaixo:

Download (PDF, 12KB)

O Edital Simplificado está sujeito a alterações antes da divulgação do Edital Completo, logo, acesse o site oficial do certame para manter-se atualizado ou acompanhe o Jornal Pelicano que como sempre, fará a cobertura completa, desde a divulgação do Edital Completo até o recebimento das platinas de aluno da EFOMM!