Durante os dias 5 e 6 de maio, realizou-se no Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA) a quadragésima edição dos Jogos Esportivos entre os alunos da Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM) e do Colégio Naval (CN), que ficou conhecida como XL MercNav. Tendo sido estes dias importantes, para a integração entre as escolas e fortalecimento dos laços de amizades entre as duas instituições.

Cerimônia de Abertura

A tradicional competição esportiva se iniciou com a chegada da delegação do CN ao CIAGA, calorosamente recebida pela banda deste centro, com a execução de hinos e dobrados militares. Posteriormente, seguindo o protocolo dos eventos, foi realizada no campo de esportes da EFOMM, a cerimônia oficial de abertura da XL MercNav, contando com as presenças dos Srs. CF Rodrigo Bittencourt, ComCA da EFOMM, CF Éric Abdalla de Melo, ComCA do CN, e presidida pelo Exmº. Sr. CA Vanley Monteiro Soares, Comandante do CIAGA.

Al. Carlos Sousa acende a pira do espírito olímpico. (Foto: Al. Helena Ferreira / Jornal Pelicano)

E nesta cerimônia, em um grupamento formado por atletas destaques de ambas instituições, realizou-se pelo Al. Carlos Sousa (EFOMM) o acendimento da pira, à qual manteria o espírito olímpico presente durante toda a realização do evento. Em seguida comandados pelo Al. Leonardo (EFOMM), as delegações em uma só voz, entoaram o juramento do atleta na MercNav:

“Juro que me apresentarei, na MercNav

Como concorrente leal

Respeitando os regulamentos

Desejoso de participar

Com espírito cavalheiresco

Para o bem das nossas representações

E para à gloria do desporto da Marinha”

Por fim, o CA Vanley exortou os competidores com algumas palavras, afim de encorajar nos alunos o espírito sadio de competição e o orgulho por serem alunos de suas instituições. Além disso incitou aos alunos que aproveitassem o período desportivo e que respeitassem o juramento outrora prestado. Após isso declarou oficialmente aberta a XL MercNav.

Competições

Durante 24 horas, o CIAGA foi o palco de dez competições diferentes, com eventos ocorrendo simultaneamente no campo de esportes, pista olímpica de carvão, ginásio, quadra coberta, piscinas, raias do pier e até mesmo na sala de estado e na organização militar vizinha, o Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes (CEFAN).

O Jornal Pelicano estava em todo lugar e realizou a cobertura completa dos jogos. Acompanhe a emoção do Atletismo, Basquete, Futebol, Judô, Natação, Orientação, Remo e Vela, Vôlei e Xadrez. Alguns trechos destas competições foram transmitidos ao vivo no Facebook do JP e ainda podem ser acessadas!

(Montagem: Jornal Pelicano)

Cerimônia de Encerramento

Após dois dias de intensas disputas nas competições, a XL MercNav foi encerrada em cerimônia no campo de esportes, presidida pelo Sr. ComCA da EFOMM, CF Rodrigo.

O evento se iniciou com o mesmo grupamento de atletas das duas instituições, comandado pelo aluno Carlos Sousa (EFOMM), o qual apagou a pira olímpica e deu início ao término da tradicional competição esportiva. Em sequência, o vogal da cerimônia leu os resultados obtidos pelas delegações.

Após isso, o Sr. ComCA da EFOMM falou algumas palavras aos presentes, nas quais cumprimentou todos os atletas por terem se empenhado em busca da vitória e espírito esportivo, além de parabenizar as torcidas das duas escolas, por vibrarem e sempre apoiarem seus competidores, formando assim uma equipe a parte.

ComCA cumprimenta os atletas e torcedores. (Foto: Al. Leal / Jornal Pelicano)

Ademais, saudou ao comandante do Colégio Naval, CMG Fabrício, pela bela apresentação da delegação dos alunos desta instituição. Por fim, agradeceu a presença de ex-alunos e dos familiares de alunos, que se fizeram presentes durante as competições antes de encerrar oficialmente a XL MercNav.

E terminada a cerimônia as delegações de ambas as escolas militares, tiveram a oportunidade de participar do tradicional almoço de confraternização, no rancho dos alunos da EFOMM.

Resultados

Atletismo: Empate
Basquete: Vencedor EFOMM
Futebol: Vencedor EFOMM
Judô: Vencedor Colégio Naval
Natação: Vencedor Colégio Naval
Orientação: Vencedor Colégio Naval
Remo: Vencedor EFOMM
Vela: Vencedor EFOMM
Vôlei: Vencedor EFOMM
Xadrez: Vencedor EFOMM

Clique neste link para ver as galerias de todas as competições da XL MercNav.

COMPARTILHAR
Praticante Oficial de Náutica. Vice-Presidente do Jornal Pelicano e Presidente do Grêmio de Relações Internacionais da Marinha Mercante durante o ano de 2018.