Durante os dias 2, 3 e 4 de maio, alunos do primeiro ano da Escola de Formação de Oficias da Marinha Mercante (EFOMM), tiveram a oportunidade de aumentar o contato com a carreira do mar, participando de eventos organizados pelos Grêmios de Máquinas (GMAQ) e Náutica (GNAUT).

Monitores e primeiranistas posam para foto no Grêmio de Máquinas. (Foto: Al. Assis / Jornal Pelicano)

O GMAQ e o GNAUT, grêmios da Sociedade Acadêmica da Marinha Mercante (SAMM), são administrados por alunos da EFOMM (monitores), e apoiados por empresas de navegação. Estes grêmios foram fundados com intuito de aumentar o interesse dos alunos por suas respectivas profissões, além de sanar as dúvidas técnicas e proporcionar experiências vividas a bordo, com simuladores de navegação e motores.

Grêmio de Náutica

Al. Resende e Al. Passos mostram alguns detalhes de uma carta náutica. (Foto: Al. Assis / Jornal Pelicano)

Ao decorrer da semana, os primeiranistas foram divididos em pequenos grupos, a fim de otimizar as visitações. Na qual eles tiveram os primeiros contatos com instrumentos náuticos, como cartas náuticas, agulhas (bússolas), outros instrumentos de precisão e a utilização do simulador de navegação do GNAUT, onde puderam acompanhar algumas manobras com navios.

Grêmio de Máquinas

Primeiranistas checam um motor a combustão em corte. (Foto: Al. Gabriela Mendes / Jornal Pelicano)

No GMAQ, os alunos puderam acompanhar o funcionamento de motores e outros sistemas de máquinas a bordo, conhecer um pouco das atribuições dos maquinistas, e também trocar informações sobre a carreira com os monitores do grêmio. No segundo dia de visita aos grêmios, os alunos ainda tiveram a presença da OSM Tassya Brito, que apresentou a rotina de bordo aos primeiranistas, além de tirar as dúvidas dos aspirantes à oficial de máquinas.

Os Grêmios

Os integrantes dos grêmios de máquinas e náutica são todos alunos terceiranistas. Escolhidos ainda no fim do segundo ano acadêmico, o processo seletivo consiste em várias etapas: provas escritas, práticas e pedagógicas. O propósito desses dois grêmios é fazer com que os alunos do primeiro e segundo anos tenham uma fonte confiável e de fácil acesso para adquirir mais conhecimento acerca do curso que pretendem cursar ou já cursam.

Os primeiranistas elogiaram bastante o evento e já sentem-se um pouco mais seguros quanto à grande escolha da EFOMM: a opção por Máquinas ou Náutica.

“A semana de visitação dos grêmios e a primeira embarcação que visitei foram os fatores que definiram minha escolha de Náutica. Quando visitei o simulador do Grêmio de Náutica e os monitores analisaram os equipamentos de passadiço detalhadamente, fiquei muito interessado em trabalhar no passadiço. Quando visitei o simulador do Grêmio de Náutica e os monitores analisaram os equipamentos de passadiço detalhadamente, fiquei muito interessado em trabalhar no passadiço.” – Al. Matheus Barbosa.

“Depois da visitação dos grêmios comecei a entender mais, os monitores explicaram com muita clareza e ênfase nos objetivos gerais dos equipamentos, passaram a experiência que adquiriram ao longo dos anos de maneira didática. Com certeza! A semana de visitação me ajudou a escolher o curso de Náutica, já havia cursado uma faculdade parecida com Engenharia, aliás, gosto muito de máquinas, mas me imagino trabalhando em um passadiço e foi o que mais me interessou nas visitações.” – Al. Benayon.

Confira as fotos do evento aqui:

LS015-20170505AS
Fotos: (Als. Assis e Gabriela Mendes / Jornal Pelicano)

COMPARTILHAR
Praticante Oficial de Náutica. Vice-Presidente do Jornal Pelicano e Presidente do Grêmio de Relações Internacionais da Marinha Mercante durante o ano de 2018.