No dia 15 de março, quarta-feira, a empresa de navegação V-Ships realizou uma confraternização no hotel Copacabana Palace para entregar alguns prêmios, dados pela empresa à representantes da comunidade marítima. O Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA) recebeu o mérito por suas ações de Cidadania e Empreendedorismo.

Presentes no evento, estavam um representante do Diretor de Portos e Costas, o CAlte Gilberto Cezar Lourenço, comandante do CIAGA, representantes da Autoridade Marítima, sociedades classificadoras, veículos de imprensa, sindicatos e empresas de navegação. Para representar a Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM), um grupo de alunos foi convidado pelo comandante do CIAGA.

Comandante acompanhado do prêmio e alguns de seus convidados. (Foto: AdAl. Nunes Alves / Jornal Pelicano)

O anfitrião da noite, Diretor-Presidente da V-Ships no Brasil, Leo Freitas, iniciou a cerimônia apresentando a empresa e seus projetos no Brasil e no mundo. Pela gestão empreendedora do Comando do CIAGA em 2016, o prêmio dado tinha como destaque da administração os seguintes tópicos:

  • a parceria com a empresa alemã MAN Diesel, maior fabricante de motores marítimos do mundo, proporcionando aos alunos maquinistas a oportunidade de aprender sobre motores e turbinas marítimos em laboratórios de alta tecnologia;
  • o acordo de cooperação acadêmica estabelecido junto ao Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), que visa complementar a formação dos alunos da EFOMM;
  • o projeto Baía sem Lixo, que em parceria com o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e a Companhia Municipal de Limpeza Urbana (COMLURB), visa reduzir a poluição da Baía de Guanabara, evitando o despejo de lixo na água e facilitando a limpeza pelo acesso ao pier e guindaste do CIAGA;
  • a certificação ISO 9001:2015, conquistada após auditoria da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), garantindo maior qualidade no ensino profissionalizante marítimo do CIAGA. O Centro foi a primeira Organização Militar a receber tal certificação;
  • o Programa Forças no Esporte (PROFESP), que permite a prática de esportes e atividades à crianças de comunidades carentes próximas ao CIAGA, incentivando e desenvolvendo valores cívicos;
  • a captação de imagens aéreas, com o drone do Centro, pilotado pelos repórteres do Jornal Pelicano (algumas das fotos e vídeos feitos podem ser acessados no YouTube e Facebook do Jornal Pelicano).
CAlte Lourenço faz breve discurso de agradecimento. (Foto: AdAl. Nunes Alves / Jornal Pelicano)

Agradeço, mas não mereço individualmente este prêmio.
– CAlte Lourenço

No púlpito para receber o prêmio, o CAlte Lourenço agradeceu em especial à sua esposa, Elizandra Lourenço, e também agradeceu à tripulação do Centro de Instrução, às empresas que prestam serviço, às empresas de navegação que apoiam, aos seus colaboradores e aos alunos do Ensino Profissionalizante Marítimo (EPM).

Aproveitando a palavra, avisou que busca parcerias para vagas de praticagem devido ao atual cenário do setor marítimo. Falando sobre o CIAGA, apresentou-o como “o pulmão da Marinha Mercante” e reiterou o compromisso de formar, especializar, atualizar e aperfeiçoar os mercantes.

Discursou ainda sobre outros projetos do Comando, como a reforma das salas de aula, o conselho de praticagem, medidas socioambientais como o CIAGA Verde e suas parcerias com diversas empresas públicas e privadas que fazem o Centro prosperar. Finalizando, disse que o evento e a premiação tinham o papel de renovar o fôlego e agregar forças ao CIAGA.

Antes de encerrar a solenidade, Leo Freitas retornou ao púlpito para apresentar novos projetos da V-Ships. Dentre eles, uma iniciativa de parceria com o CIAGA, ofertando visitações para os alunos da EFOMM em embarcações da empresa.

Confira os cliques do evento abrindo a galeria abaixo:

NU024-20170315JP