Na manhã do dia 02 de fevereiro de 2017, no auditório Almirante Newton Braga, do Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA), aconteceu a aula inaugural, evento que deu início ao ano letivo da Escola de Formação de Oficias da Marinha Mercante (EFOMM). A aula foi presidida pelo Exmo Sr. Diretor de Portos e Costas (DPC) VAlte Wilson Pereira de Lima Filho e teve como tema: O Brasil, o mar e a importância da Marinha Mercante.

Encontravam-se presentes  o Diretor Geral de Navegação (DGN) Alte Paulo Cezar de Quadros Kuster, o CAlte Falcão Chefe do Departamento de Ensino do CIAGA, o CAlte Gilberto Cezar Lourenço – Comandante do Centro de Instrução, o antigo Comandante do Corpo de Alunos (ComCA) CF Gilmar e o atual ComCA CF Rodrigo e representantes da comunidade marítima, que juntamente com os alunos da EFOMM assistiram atentamente à explanação sobre a importância da Marinha Mercante.

Palestra ministrada pelo Exmo. Sr. Diretor de Portos e Costas Lima Filho. (Foto: Al. Ricardo Jesus/ Jornal Pelicano)

Na palestra que foi iniciada pelo Alte Falcão, que em seu discurso nos recordou da importância da liderança, o Exm. Sr. DGN reforçou que o 2º ano é um período de afirmação, no qual se confirma a escolha feita, entre os cursos de náutica ou máquinas, e se profissionalizar segundo a sua especialidade. O DGN então terminou seu discurso ao declarar aberto o ano letivo de 2017. Depois disso, o Exmo. Sr. DPC ministrou a aula inaugural falando sobre a importância do trabalho do mercante para o Brasil e que, apesar da situação econômica atual, o trafego de mercadorias no mar continua constante, e as atividades como exploração de petróleo voltarão a crescer em breve.

Apesar de mencionar a atividade de exploração de petróleo, o Diretor também se atentou a mencionar o dia 16 de novembro, Dia da Amazônia Azul, o qual visa conscientizar a população sobre a importância dessa área oceânica, nas quais circulam boa parte do comércio exterior brasileiro. Ademais o DPC ainda destacou a interdependência entre as Marinha de guerra e Mercante, e também lembrou da importância do CIAGA ,que não só é uma Escola de Marinha Mercante de referência mundial, mas também realiza cursos de aperfeiçoamento e especializações para marítimos.

“O mar e o Brasil são o nosso compromisso”

Para encerrar, o VAlte recomendou que os alunos cultivassem bons valores morais, além de que praticassem bastante a leitura, pois segundo ele: “O mar e o Brasil são o nosso compromisso”. Ao fim dessa aula, o Comandante-Aluno Thiago Ninck agradeceu pela aula, em nome de todos os alunos do CIAGA, uma vez que ela motivou os alunos a se dedicarem com afinco aos estudos, a fim de terminem com êxito as suas formações.

Incorporação do Estandarte da Marinha Mercante

CLC Álvaro entregando a bandeira da Marinha Mercante para o ImAl do CIAGA. (Foto: Al. Ricardo Jesus/ Jornal Pelicano)

Nesta mesma data, ocorreu no pátio da bandeira do CIAGA, a incorporação do estandarte da Marinha Mercante à guarda-bandeira da EFOMM. Em uma cerimônia singela, os marítimos brasileiros passaram a ser homenageados pelos alunos da mercante, os quais desfilaram entoando o Hino da Marinha Mercante, com o Imediato-Aluno Iago Machado transportando o novo pavilhão.

Contribuição (Texto: Al. Jéssica Lisboa)

Confira as fotos dos eventos:
Aula inaugural e Incorporação da bandeira da Marinha Mercante

 

COMPARTILHAR
Praticante Oficial de Náutica. Vice-Presidente do Jornal Pelicano e Presidente do Grêmio de Relações Internacionais da Marinha Mercante durante o ano de 2018.