Dia 11 de janeiro, quarta-feira, foi o terceiro dia da Adaptação 2017. Após dois dias com uma rotina de inspeções médicas, identificação e instruções básicas, os candidatos hoje puderam avançar e aprofundar-se nos ensinamentos.

Manhã

Na alvorada, antes do café da manhã reforçado, os adaptadores-alunos organizaram uma inspeção aos uniformes dos candidatos. Saindo do rancho, os candidatos tiveram um tempo para se trocar e vestir, pela primeira vez, uma farda da Marinha do Brasil, o uniforme de TFM (Treinamento Físico Militar).

Turmas Charlie (acima) e Echo (abaixo) durante o TFM. (Fotos: Al. Fabrício / Jornal Pelicano)

Todos os candidatos, então, se deslocaram ao Campo de Esportes. Após uma sessão de alongamento, as turmas foram divididas em cinco estações: dojô, ginásio, quadra coberta e duas piscinas. Hoje a divisão foi Echo, Bravo, Charlie, Alfa e Delta, respectivamente. No fim da matéria há um link para a galeria de fotos com as turmas se exercitando.

Depois de um banho e do lanche da manhã, todas as turmas se reuniram para uma palestra sobre esportes e atividades físicas no Auditório Newton Braga e uma breve instrução sobre hinos e canções militares. Nesta instrução, cada turma criou um brado para deixar sua marca na adaptação.

Tarde

Candidatos da Bravo tomam notas durante palestra. (Foto: Al. Ricardo Jesus / Jornal Pelicano)

Após o almoço, as turmas retornaram ao auditório para a palestra de apresentação do Sr. Comandante do Corpo de Alunos, CF Rodrigo, que falou sobre sua carreira e o organograma do comando do Corpo de Alunos da EFOMM.

Ainda no período da tarde, os candidatos tomaram um lanche e foram ao ginásio para receber outro kit de fardas de alunos da EFOMM. Logo, os candidatos foram liberados para a janta, estreando a capa de chuva que há pouco haviam recebido.

Noite

Dividindo-se entre salas de aula e Alegrete, os candidatos treinavam hinos, canções e ordem unida. A palestra da noite, ministrada pelo Imediato-Aluno Iago Machado, instruiu os novatos à respeito do serviço, que faz parte da rotina dos navios mercantes e de guerra por todo o mundo, e que são simulados na rotina do aluno da EFOMM durante os três anos de formação no CIAGA.

Candidatos da turma Charlie treinam a continência individual. (Foto: Al. Fabrício / Jornal Pelicano)

Após a ceia, houve uma série de adestramentos para os candidatos que mostraram dificuldade no aprendizado ao longo dos últimos dias. Antes das 2200, todos já estavam recolhidos aos camarotes para dormir.

Acompanhando a fila dos reservas: Nenhum candidato após o 166 da classificação final foi convocado.

E agora o momento mais aguardado, as fotos do dia:

RJ034-20170111JP
(Fotos: Als. Fabrício e Ricardo Jesus / Jornal Pelicano)