Mais um dia de adaptação 2017! Depois do fim de semana diferenciado e uma segunda-feira de avaliações médicas, as instruções retornam. As novidades começaram ainda na madrugada, quando os candidatos finalmente iniciaram a rotina de serviço. Divididos em turnos de 2 horas cada, os futuros alunos puderam se adaptar aos postos e funções do serviço no CIAGA (Centro de Instrução Almirante Graça Aranha).

Manhã

Adaptadora-Aluna Natália inspeciona candidatas da turma Echo logo pela manhã. (Foto: Al. Thayná Barbosa / Jornal Pelicano)

Reunidos na Alameda Alegrete às 0620 da manhã, todos os candidatos passaram pela rotineira inspeção de uniformes e apresentação pessoal. Após o café da manhã, as turmas dividiram-se. Alfa e Bravo foram conhecer as instalações do GVREFOMM (Grêmio de Vela e Remo da Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante), enquanto Charlie, Delta e Echo praticavam o Treinamento Físico Militar (TFM).

Liberados das atividades físicas, os candidatos foram ao rancho para o lanche da manhã. Ainda pela manhã, reuniram-se no Auditório Newton Braga. Lá, dois bancos ofereceram vantagens para abertura de contas dos futuros alunos.

Tarde

Os candidatos que estavam de serviço na última noite, e os que estarão hoje, tem um compromisso a mais na rotina: a passagem de serviço. Nesta parada, há a tiragem de faltas e as informações do serviço são passadas adiante.

Candidatos posam em veleiro do GVREFOMM. (Foto: Al. Thaís Rosales / Jornal Pelicano)

Do almoço, os candidatos retornaram ao auditório, desta vez para uma palestra sobre Etiqueta Naval. Dali partiram à Alameda Alegrete para a Parada Escolar. Este período no meio da tarde é habitual à rotina dos alunos, e é marcado por outra inspeção de uniformes e instruções a respeito da rotina.

Depois do lanche da tarde, as turmas tornaram a vestir o uniforme de TFM. As turmas Alfa e Bravo receberiam instruções de Vela e Remo de dentro dos barcos do GVREFOMM, na Baía de Guanabara. Charlie, Delta e Echo aproveitaram o tempo disponível até a janta para estudar o “Nossa Voga” em sala de aula e treinar Ordem Unida.

Noite

Candidatos aguardam para receber as fardas na estação do PDU. (Foto: AdAl. Nunes Alves / Jornal Pelicano)

Ao anoitecer, as turmas foram ao ginásio do CIAGA para a última estação de recebimento de uniformes. Agora, todos os candidatos já possuem todas as fardas de alunos da EFOMM. Após a ceia, mais uma vez, os candidatos que não acompanharam o ritmo de instruções tiveram um reforço no fim do dia.

Após alguns dias parada, a lista de reservas andou! Hoje foi convocado o candidato de número 174.

Nossa promoção ainda não acabou! Hoje estes tiveram seus recados selecionados:
– Renata Spindola
– Raphaela Tavares
– Stela Maris
– Brenda Rodovalho

O nono dia está registrado na nossa galeria! Acesse o Flickr clicando na foto abaixo:

NU0003-20170117JP
(Fotos: Als. Thaís Rosales e Thayná Barbosa / Jornal Pelicano)