Passado o primeiro momento de instrução e habituação, a segunda semana da adaptação 2017 deve cobrar o aprendizado dos candidatos a alunos da EFOMM (Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante). Mas o domingo ainda é fim de semana, e a rotina de hoje não exigiu dos candidatos.

Manhã

Adaptador-Aluno Tovalino indica uma falha na costura do uniforme de um candidato. (Foto: Al. Thayná Barbosa / Jornal Pelicano)

A tradicional inspeção de uniformes, onde os adaptadores checam a apresentação pessoal dos candidatos, repetiu-se esta manhã, pela primeira vez com o “cascatinha”. Porém, a alvorada aconteceu mais tarde que o habitual. Esta inspeção aconteceu de forma que os adaptadores indicassem aos candidatos o que deveria ser ajustado.

Após o café da manhã, o CIAGA (Centro de Instrução Almirante Graça Aranha) preparou um programa especial para domingo, o dia santo da semana. Os grêmios religiosos do CIAGA/EFOMM organizaram um culto cada, para que os candidatos adeptos comparecessem.

Na capela do CIAGA, um Capelão Naval convidado ministrou uma missa católica. Em outro ambiente havia também um culto evangélico, ministrado pelo Capelão Naval do CIAGA e pelos alunos Farias, Galamba e Thalita, da EFOMM; em outro espaço ainda, um encontro espírita. Respeitando as outras religiões, havia uma sala também destinada aos candidatos que não se identificaram nessas três doutrinas.

Tarde

Candidato-Aluno A-16 Kohler durante o telefonema para casa. (Foto: AdAl. Nunes Alves / Jornal Pelicano)

Reservando mais uma surpresa aos candidatos, durante o almoço, o CAlte Lourenço, comandante do CIAGA, revelou que todos teriam direito a fazer um curto telefonema para casa. Todos iriam, de um em um, até a sala dos oficiais da EFOMM para telefonar, enquanto os outros candidatos ficariam recolhidos aos alojamentos alinhando suas fardas e camarotes.

Noite

Candidata-Aluna C-06 Rayssa Wyne passando seu “cascatinha”. (Foto: Al. Esthefanie Robattini / Jornal Pelicano)

Depois do jantar, cada turma foi à sua sala de aula. Lá ocorreu uma breve instrução do “Nossa Voga”, um livreto entregue a todos os candidatos ainda no segundo dia de adaptação. Este livreto possui alguns trechos do regulamento interno do CIAGA, a Rosa das Virtudes da Marinha do Brasil, entre outros aspectos que o futuro militar deve conhecer para adaptar-se à carreira.

Das salas, os candidatos se dirigiram aos camarotes para fazer alterações no “cascatinha”, pois houve outra inspeção. Desta vez já para cobrar dos candidatos as pendências que tiveram 48 horas para resolver. Findada a rotina, todos se recolheram aos alojamentos para descansar e iniciar a segunda semana de adaptação com todo vigor.

Novamente, nenhum reserva foi convocado.

Atenção aos vencedores de hoje da nossa promoção:
– Marcia E Jair
– Cláudia Valença
– Maísa Estorani
– Elisa Oliveira
– Oscar Dani Paim

Parabéns aos selecionados! Aos que ainda não foram selecionados, não se desesperem, a promoção ainda não acabou. Continue na torcida!

Clique na foto abaixo e confira todas as fotos deste domingo de adaptação:

RJ044-20170115JP
(Fotos: Als. Ricardo Jesus, Esthefanie Robattini e Thayná Barbosa / Jornal Pelicano)