E a adaptação segue adiante! Para fechar com chave de ouro esta primeira semana, o dia trouxe aos candidatos união, vibração, garra e superação. Valores estes encontrados facilmente em qualquer atividade esportiva. Acompanhe o que aconteceu no Torneio dos Novos!

Manhã

O sexto dia da adaptação 2017 raiou diferente. Alheio à chuva que caiu nos últimos dias no Rio de Janeiro, o sol compareceu para abrilhantar o dia de competições. O clima era de ansiedade por parte dos novos – os candidatos -, e expectativa dos adaptadores, veteranos que já tinham passado por isso.

Após a rotineira inspeção de uniformes e do café da manhã, todos se recolheram aos seus camarotes para uma rápida preparação. Quando, às 0800, chegaram ao ginásio do CIAGA (Centro de Instrução Almirante Graça Aranha), estavam pintados, traziam cartazes e já tinham na cabeça seus brados e sua vontade de competir.

O CAlte Lourenço, comandante do CIAGA proferiu algumas palavras durante a cerimônia de abertura, e o Comandante-Aluno Thiago Ninck declarou aberto, oficialmente, o Torneio dos Novos.

Torneio dos Novos

Troféu e medalhas da competição. (Foto: Al. Ricardo Jesus / Jornal Pelicano)

Os candidatos então partiram em formatura, cada turma bradando mais que a outra. O primeiro ponto de competições era no Campo de Esportes, onde a pista de carvão basearia as provas de atletismo. Com apenas duas provas – revezamento 4x100m masculino e revezamento 4x100m feminino -, os novos só teriam uma chance para acertar.

No feminino, a turma Delta conquistou o primeiro lugar, Alfa ficou com o segundo e Bravo com o terceiro. Já no masculino, tivemos Charlie em primeiro, Bravo em segundo e Echo em terceiro.

Ainda na pista de carvão, tivemos as provas de cabo-de-guerra, disputadas em melhor de 3. Com cinco turmas, uma teve vantagem, entrando já na semifinal. E após oito provas sob uma torcida ensurdecedora e insaciável, os candidatos da Bravo recebiam as medalhas. A turma Charlie foi a vice-colocada e a Echo ficou com o terceiro lugar.

Após um lanche para recuperar o fôlego e as energias, todas as turmas retornaram ao ginásio para a competição de vôlei. Outra vez as torcidas desempenharam um papel fundamental no placar dos jogos. Disputadas em um único set de 15 pontos, confira abaixo o resultado das partidas:

Turma Placar Placar Turma
Turma BRAVO 15  13 Turma ECHO
Turma CHARLIE 12 15 Turma DELTA
Turma ALFA 7 15 Turma BRAVO
Turma BRAVO 15 7 Turma DELTA

 

A torcida da turma Echo empolga os competidores. (Foto: Al. Ricardo Jesus / Jornal Pelicano)

A última competição teria como palco a piscina da EFOMM! A turma Bravo só precisava administrar a vantagem no Torneio, enquanto a Charlie viria com força total para buscar o troféu. Repetindo o formato do atletismo, provas de revezamento masculino e feminino de 4x25m, porém, esta foi a única competição em que alguns adaptadores também competiram.

No feminino, o primeiro lugar da turma Echo mostrava que o placar não estava fechado. Em segundo a Bravo mostrava que tinha controle e em terceiro ficou a turma Delta. No masculino, o terceiro lugar foi da turma Delta. O segundo lugar ficou com a turma Charlie e a turma Bravo consolidou sua vitória.

Após os jogos, ainda havia uma modalidade a ser avaliada, provavelmente a mais importante: as torcidas empurraram as equipes, levantaram a moral dos competidores e fizeram do torneio um verdadeiro espetáculo. Todas deram um show, mas o destaque – e os pontos -, de melhor torcida foram pra Delta e Echo.

A cerimônia de encerramento aconteceu no ginásio do CIAGA. Após breves palavras de encerramento, o CAlte Lourenço decretou a vitória da turma Bravo, e os candidatos correram para erguer o troféu!

Turma Bravo posa como vencedora do Torneio dos Novos. (Foto: AdAl. Nunes Alves / Jornal Pelicano)

Tarde e Noite

Ainda em clima de descontração, as turmas foram ao rancho para o banquete dos competidores. Depois, todos os candidatos puderam ficar em seus alojamentos, para que pudessem se recuperar, sanar pendências do fardamento e arrumar os camarotes.

Candidato-aluno Leme prepara seu uniforme para o dia seguinte. (Foto: Ricardo Jesus / Jornal Pelicano)

Lá eles continuaram até o jantar. Do rancho, todos os candidatos foram levados ao auditório para uma instrução diferente. Dessa vez, eles puderam conhecer mais sobre a carreira mercante assistindo ao blockbuster Horizonte Profundo – Desastre no Golfo (Deepwater Horizon).

O filme conta a história da plataforma de petróleo Deepwater Horizon, que explodiu enquanto extraía petróleo do fundo do mar, em 2010. Os candidatos puderam vivenciar um pouco da rotina de bordo em um navio mercante e presenciar o que pode ocorrer quando um erro é cometido. Após o filme, todos se recolheram aos seus camarotes para o descanso.

Na fila dos reservas, nenhuma novidade: 172 foi o último convocado.

Atenção aos vencedores do segundo dia de promoção:
– Andrea Medeiros
– Larissa Fulganio
– Andrea Miranda
– Yuri Veloso
A promoção continua! Aqueles que não foram premiados, continuem na torcida.

São mais de 200 fotos só do torneio! Acompanhe o sexto dia de adaptação clicando na foto abaixo:

TB191-20170114JP
(Fotos: Als. Nunes Alves, Ricardo Jesus e Thayná Barbosa / Jornal Pelicano)