Continuando a série de reportagens do Diário de Bordo, confira agora como foi o quarto dia do período de Adaptação 2017 dos candidatos a alunos da Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM). Em comemoração ao 46º aniversário do Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA), os candidatos tiveram rancho reforçado!

Manhã

A alvorada tocou cedo para os candidatos, que formaram na Alegrete às 0630 para a inspeção de uniformes e café da manhã. Após a refeição mais importante do dia, os candidatos se dividiram por turmas para a prática do Treinamento Físico Militar (TFM).

Da esquerda para a direita, de cima para baixo: Turmas Alfa, Bravo, Charlie, Delta e Echo durante o TFM. (Montagem: Jornal Pelicano)

Alfa praticou exercícios no Ginásio; Bravo estava na Quadra Coberta em um circuito aeróbico; Charlie treinava na piscina do bloco B; Delta aprendia os princípios de lutas marciais no Dojô; e a Echo tomava tempos de natação na piscina da EFOMM.

Ainda de manhã, após um lanche para reforço, assistiram à uma palestra sobre a carreira mercante, ministrada pela oficial da EFOMM 1T Renata, formada na EFOMM, e que exerceu a profissão por alguns anos. Nesta palestra os candidatos puderam conhecer um pouco mais da carreira que escolheram.

Tarde

Após o almoço, todas as turmas foram ao Auditório Newton Braga para preencher mais algumas fichas, e logo em seguida todos os candidatos-alunos foram ao Campo de Esportes para instruções de hinos e canções militares acompanhados da banda do CIAGA. Nessas instruções, os futuros alunos da escola militar podem conhecer e praticar os principais hinos e canções cantados em formatura.

Candidato-Aluno E-01 Douglas, apresenta a turma Echo ao Comandante-Aluno Thiago Ninck. (Foto: Al. Ricardo Jesus / Jornal Pelicano)

Hoje também, os candidatos foram apresentados à Parada Escolar, que faz parte da rotina do aluno da EFOMM. Nesse período que ocorre ao fim das aulas e antes do TFM, todos os alunos se reúnem para uma inspeção de uniforme e para as diretrizes do Comando do Corpo de Alunos. Simulando esta rotina, os candidatos formaram na Alameda Alegrete às 1445.

Após o lanche da tarde, todos estavam novamente no auditório, desta vez para uma palestra instrucional a respeito do Cerimonial à Bandeira. Antes de jantarem, as turmas ainda retornaram às salas de aula para dar prosseguimento à instrução de hinos e canções.

Noite

CAlte Lourenço fala aos candidatos durante palestra. (Foto: Al. Ricardo Jesus / Jornal Pelicano)

Ao fim da rotina, os candidatos conheceram o Exmo. Sr. CAlte Gilberto Cezar Lourenço, Comandante do CIAGA, durante palestra no auditório. Na palestra o Contra-Almirante apresentou o CIAGA e sua função dentro do organograma da Marinha do Brasil.

Hoje o candidato de classificação final 167 ingressou à adaptação. Mais alguns candidatos devem ser convocados nas próximas 24 horas.

Confira os cliques do quarto dia de adaptação:

FA000-20170112JP
(Fotos: Als. Fabrício e Ricardo Jesus / Jornal Pelicano)