O dia 27 de janeiro marca o último dia da adaptação 2017. O Diário de Bordo chega ao fim. As atividades desse décimo sétimo estão listadas abaixo:

Manhã

Alfa senta em roda antes de correr o TAF. (Foto: Esthefanie Robattini / Jornal Pelicano)

Inspeção de uniformes e apresentação pessoal, café da manhã e Treinamento Físico Militar (TFM). O período matutino, já rotina desta adaptação se repetiu mais uma vez. Hoje foi o terceiro e último dia de Teste de Aptidão Física (TAF) para os candidatos. Corrida para Alfa e Delta, enquanto Bravo, Charlie e Echo faziam o exame de natação. Os biscoitos do lanche da manhã repuseram suas energias para o dia que estava por vir.

Pelo resto da manhã, todas as turmas se reuniram no Auditório Alte. Newton Braga para sanar algumas pendências na abertura de contas bancárias e do NIP  (Número de Identificação de Pessoa).

Tarde

O maquinista fala aos candidatos sobre a Mercante. (Foto: Al. Thaís Rosales / Jornal Pelicano)

O 2OM Mariano Vagabal, formado na EFOMM em 2015 falou aos candidatos sobre a carreira mercante desde a adaptação até a praticagem. Depois as turmas dividiram-se para suas respectivas salas de aula, para treinarem seus brados e hinos. Após o lanche ainda houve instruções de Ordem Unida para as turmas.

Um registro muito importante da adaptação também aconteceu à tarde: a foto dos adaptadores formados juntos aos adaptandos. O vínculo criado entre as turmas quinze e dezessete ficará para sempre, nas memórias de cada um, e nas páginas do Jornal Pelicano.

Noite

Turmas 2015 e 17 posam para a foto da Adaptação. (Foto: Al. Esthefanie Robattini / Jornal Pelicano)

Os candidatos então jantaram e foram liberados das atividades da rotina, para que pudessem arrumar suas fardas para a cerimônia.

Foram 17 dias de muitas atividades, aprendizado e crescimento pessoal. As histórias aqui vividas serão passadas adiante com um tom de superação e vitória. Parabéns aos envolvidos, candidatos e adaptadores, um ciclo se encerra enquanto outro reinicia. Mais um ano inteiro de aulas, lições, histórias – e por que não adaptações? – está apenas começando.

E às fotos do último dia de adaptação:

ER022-20170127JP
(Fotos: Als. Esthefanie Robattini e Thaís Rosales / Jornal Pelicano)