Acertando os ponteiros para o grande dia, no sábado, a Adaptação 2017 teve ainda um dia agitado hoje. Faltam apenas dois dias para que os candidatos de hoje possam ser chamados de alunos da Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM).

Manhã

Turma Bravo durante o TAF de permanência. (Foto: Al. Thaís Rosales / Jornal Pelicano)

O dia abriu-se para os candidatos da mesma forma que a alvorada tocou nos últimos dias. A evolução já pode ser notada quanto à apresentação pessoal, conforme cobrado todos os dias.

Seguindo o café da manhã, veio o Treinamento Físico Militar (TFM). Assim como ontem, os candidatos passaram pelo Teste de Aptidão Física (TAF). Hoje o exame foi muito bem recebido pelos candidatos, uma vez que seria na piscina. O TAF de permanência avalia as condições do aluno da EFOMM de conseguir manter-se pelo menos 15 minutos dentro d’água sem auxílio de quaisquer equipamentos.

Saindo da piscina, um banho e o lanche da manhã seriam as tarefas dos candidatos, e, na sequência, eles treinaram Ordem Unida e os principais hinos do hinário acompanhados da banda do CIAGA. Ainda houve tempo para alguns candidatos resolverem as pendências de abertura de conta antes do almoço.

Tarde

Candidatos durante a prova de conhecimentos. (Foto: Al. Esthefanie Robattini / Jornal Pelicano)

Os candidatos então ficaram sabendo que haveria uma prova dentro de 30 minutos e tiveram esse tempo em sala de aula para estudar o livreto “Nossa Voga”.

Esta prova tinha como finalidade atestar o conhecimento adquirido pelos candidatos durante estes 16 dias de adaptação. A prova trazia perguntas sobre as palestras lecionadas, as regras apresentadas, as ordens mais comuns; sobre o “Nossa Voga”, o hinário e a rotina da Escola que almejam.

Após a prova e o lanche da tarde, as turmas treinaram Ordem Unida e os hinos novamente pelas ruas do CIAGA. A parada, que hoje seria às 1700, foi suspensa devido às condições climáticas. Por sua vez, os candidatos ensaiaram a harmonia no brado da turma.

Noite

Turma 2017 reunida à noite. (Foto: Al. Thaís Rosales / Jornal Pelicano)

Depois de todos terem jantado, a turma 2017 foi reunida para mais um treinamento, porém, o Comandante do Corpo de Alunos queria falar à turma. Alguns candidatos foram tirados de formatura. Estes 54 não tinham obtido a nota mínima de sete pontos na prova, e tiveram um reforço nas atividades no fim de noite.

A última refeição do dia, a ceia, veio para encerrar as atividades. Logo os candidatos subiram para os alojamentos, aguardando pelo último dia de adaptação.

Nossa galeria no Flickr tem todas as fotos de hoje, clique abaixo para conferir:

TR0015-20170126JP
(Fotos: Als. Esthefanie Robattini e Thaís Rosales / Jornal Pelicano)