Dia 25 de janeiro é o décimo quinto dia da Adaptação 2017! Na reta final deste período, os dias têm cada vez mais instruções e os candidatos começam a pensar e agir como alunos da Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM).

Manhã

Em um dia de muito calor no Rio de Janeiro, a alvorada tocou às 0600, e os candidatos a alunos reuniram na Alameda Alegrete para a tradicional inspeção de uniformes e apresentação pessoal antes do café da manhã. Às 0730, as cinco turmas fizeram um breve alongamento sob a quadra coberta e dividiram-se: Alfa e Delta para as piscinas; Bravo, Charlie e Echo para a pista de carvão do CIAGA.

Candidatos da Bravo durante o TAF de corrida. (Foto: Al. Esthefanie Robattini / Jornal Pelicano)

Hoje todos os candidatos fizeram um Teste de Aptidão Física (TAF). Existem seis desse ao longo dos três anos acadêmicos da EFOMM, e a cada ano a distância que deve ser alcançada para que obtenham aprovação aumenta. O TAF em corrida na pista de carvão, e em natação nas piscinas.

O TAF dos candidatos simulou a distância que os primeiranistas devem alcançar, e não tinha caráter eliminatório, apenas classificatório para as equipes esportivas.

Com a energia reposta pelo lanche da manhã, assistiram a duas palestras: a CC (Md) Valeska subiu ao púlpito para informar aos candidatos sobre o Departamento de Saúde do CIAGA. Depois, o aluno Leonardo, presidente da Sociedade Acadêmica de Marinha Mercante (SAMM), falou sobre os muitos grêmios da SAMM, que proporcionam uma atividade extra para os alunos na rotina da EFOMM, estimulando a amizade e profissionalismo entre os alunos.

Tarde

Adaptador-Aluno Martins indica ajustes necessários na farda de candidato. (Foto: Al. Thaís Rosales / Jornal Pelicano)

Logo após o almoço, houve mostra de uniforme, para o último ajuste na farda branca antes do grande evento da adaptação. Hoje os candidatos já puderam sentir um pouco como será a cerimônia de Entrega das Platinas, que ocorre no sábado (28), às 0900.

Mais uma vez tivemos a Parada no meio da tarde, antes do lanche. De lá, retornaram ao auditório Alte. Newton Braga, para mais uma palestra, desta vez, a psicóloga 1T (RM2-S) Luciana Mello falou aos candidatos sobre o Departamento de Orientação Educacional (DOE). Dali até a janta houve instrução e reforço de hinos e canções.

Noite

Candidata-Aluna Tamires Yemisi lê suas anotações durante palestra. (Foto: Al. Esthefanie Robattini / Jornal Pelicano)

O Jornal Pelicano também falou aos candidatos. Ministrada pelos alunos Nunes Alves e Renata, presidente e vice-presidente do jornal, a palestra apresentou a história da agremiação mais antiga da EFOMM, como funciona, quais são os tópicos abordados nas matérias e a estruturação interna do Pelicano.

A ceia encerrou as atividades do dia para a maioria dos candidatos. Um grupo seleto participou do pelotão de reforço antes de chegarem aos alojamentos para dormir.

Confira nossos registros do décimo quinto dia. Clique na foto abaixo:

TR0023-20170125JP
(Fotos: Als. Esthefanie Robattini e Thaís Rosales / Jornal Pelicano)