A segunda semana se encerra e as platinas se aproximam, mas ainda falta muito! Apesar desta sexta-feira de licenciamento ser mais curta que os outros dias da adaptação 2017, não faltaram atividades.

Manhã

Alunas formadas na Alameda Alegrete durante o exercício de simulação. (Foto: Al. Fabrício / Jornal Pelicano)

O décimo segundo dia começou ainda pela madrugada para os candidatos, quando um exercício de segurança orgânica foi realizado. Às 0500, os adaptadores subiram aos alojamentos simulando uma invasão. Os candidatos reagiram rapidamente e deslocaram ao “ponto de encontro”, onde podem se abrigar e devem tomar uma decisão.

Terminado o exercício, todos retornaram aos seus camarotes para colocar o uniforme do dia, o “cascatinha”. Depois da rotineira inspeção e café da manhã, era o horário do Treinamento Físico Militar (TFM). As turmas dividiram-se: Alfa, Charlie e Echo treinaram corrida enquanto Bravo e Delta exercitavam-se na piscina.

Torneio de Ordem Unida

Às 1000, após o lanche da manhã, os candidatos já estavam novamente trajando o “cascatinha”, mas desta vez para o principal evento da segunda semana: o Torneio de Ordem Unida! As cinco turmas seriam avaliadas quanto à marcialidade, alinhamento, vibração, a conduta do comandante da tropa e o domínio dos hinos e canções.

Formado por adaptadores-alunos, oficiais da EFOMM e o Exmo. Sr. Comandante do CIAGA, CAlte Lourenço, o júri decretou que as turmas cantariam um dos hinos contidos no Hinário, executariam comandos simples de Ordem Unida e desfilariam.

Turma Charlie formada ao término do Torneio de Ordem Unida. (Foto: Al. Esthefanie Robattini / Jornal Pelicano)

Os desfiles iniciaram com a turma Alfa, que pecou em alguns pontos, mas cujo xerife – A05 Lameu – (comandante da tropa) foi elogiado; seguida pela turma Echo, que demonstrou boa marcialidade. Então veio a turma Bravo, que se destacou pela vibração; a Delta entrou firme, impressionando com a vibração, união e com o xerife – D08 Aragão. A turma Charlie fechou os desfiles com destaques à marcialidade, alinhamento e domínio do hino.

Antes da decisão, os árbitros decidiram que as turmas Charlie e Delta deveriam fazer outra rodada de apresentações. Ao fim desta, eles já haviam escolhido a melhor turma: Charlie ganhou as medalhas de destaque em Ordem Unida. Apesar disso, todos os candidatos aplaudiram as cinco turmas, porque juntas elas formam uma só turma, a Dezessete!

Destaques de cada turma recebem as medalhas de padrão militar. (Montagem: Jornal Pelicano)

Destaques

Antes de encerrar o torneio, as outras turmas de adaptação escolheriam três candidatos-alunos que destacaram-se nesses doze dias de adaptação. São eles:
Turma Alfa – A05 Lameu; A08 Amanda Rocha; e A27 Junior.
Turma Bravo – B11 Luciano; B13 Sarah Fernandes; e B15 Aglio.
Turma Delta – D08 Aragão; D13 Rodrigo Faria; e D15 Caroline Bastos.
Turma Echo – E09 Vitor Nascimento; E10 Simões; e E17 Juliana Geara.

Candidato é recebido pelos familiares no portaló do CIAGA. (Foto: Al. Esthefanie Robattini / Jornal Pelicano)

Depois do maravilhoso rancho de hoje, todos estavam fortes e cheios de vigor para o licenciamento que viria a seguir! Liberados na ordem em que ficaram classificados no torneio, as turmas estavam ansiosas para encontrar seus familiares no portaló do CIAGA.

Até domingo à noite, senhores!

Acompanhe as fotos desse dia:

FA0021-20170120JP
(Fotos: Als. Estheanie Robattini, Fabrício e Thayná Barbosa / Jornal Pelicano)