A adaptação 2017 avança, e estamos quase no fim da segunda semana. Tudo o que acontece no CIAGA (Centro de Instrução Almirante Graça Aranha), do Rio de Janeiro, você acompanha aqui, no Jornal Pelicano. Os eventos do CIABA (Centro de Instrução Almirante Braz Aguiar), em Belém, você acessa pelo Jornal Canal 16!

Manhã

Turma Delta formada para o cerimonial à Bandeira. (Foto: Al. Fabrício / Jornal Pelicano)

Após a já marcada rotina de inspeções de uniformes e café da manhã, os candidatos se reuniram no Pátio da Bandeira para o cerimonial de hasteamento do pavilhão nacional. O Exmo. Sr. CAlte Gilberto Cezar Lourenço, comandante do CIAGA, presidiu a cerimônia e falou ao corpo de candidatos-alunos. Ao término da cerimônia, os candidatos saíram em desfile.

Ainda pela manhã, todo o CIAGA mobilizou para um “dia da cidadania”, quando, divididos em seis grupos, tripulação e alunos fazem um mutirão de limpeza no Centro de Instrução.

Às 1100, os candidatos assistiram a uma palestra do mestre Francisco Albino, campeão sul-americano de salto triplo em 1985, a respeito do uso de anabolizantes e outras drogas. O professor de atletismo do CIAGA também orientou os presentes quanto às causas e consequências da rabdomiólise.

Tarde

Candidatos colaboram com a limpeza e arrumação do CIAGA em um ato de cidadania. (Foto: Al. Fabricio / Jornal Pelicano)

A palestra da tarde ensinou aos candidatos sobre a Segurança Orgânica do CIAGA. Nela, eles tiveram instruções quanto ao comportamento e a reação que devem ter em caso de sinistros. A segurança orgânica trata de toda ação, cautelas e medidas de proteção adotadas por uma organização.

Alguns candidatos tiveram a oportunidade de sanar as pendências de fardamento no paiol de uniformes enquanto as turmas treinavam ordem unida.

Noite

Mestre Albino fala aos candidatos durante palestra. (Foto: Al. Thayná Barbosa / Jornal Pelicano)

Após a janta, todos retornaram ao Auditório Newton Braga para a terceira e última lição do dia. Desta vez, o CAlte Lourenço falou aos candidatos quanto ao padrão de arrumação dos camarotes. Tão logo encerrada a instrução, foram liberados para a ceia.

Seguindo a última refeição do dia, os candidatos se encaminharam para o pátio da bandeira pra instrução de Ordem Unida, mas as condições do tempo impossibilitaram a execução do pelotão de reforço hoje. Desta forma, os candidatos foram liberados para seus camarotes.

Quanto à fila dos reservas: Hoje foi convocado o candidato de número 175.

Informações Extras

O licenciamento dado aos candidatos no primeiro fim de semana sofreu alterações no planejamento, pois alguns candidatos não apresentaram o progresso desejado para esses 11 dias de adaptação. Serão três horários para a licença:
– 1400 horas para um primeiro grupo;
– 1700 horas para um segundo grupo;
– 0800 horas de sábado para um último grupo.

*** Resultado final da promoção:
– Parabéns a todos os senhores e senhoras. Pais, amigos e familiares dos candidatos! Vocês fizeram nossa promoção ser um verdadeiro sucesso. Foram mais de 40 os candidatos que receberam mensagens, alguns receberam até mais que um recado.
– O Jornal Pelicano agradece grandemente à participação de todos, e comunica que todos os recados serão entregues até o licenciamento de amanhã.

*** Obrigado aos senhores:
– André Simão
– Karine Gc
– Rutilane Oliveira
– Leticia Ferreira
– Valéria Rodrigues/Thais Almeida
– Ananias Souza/Luiz Neto
– Thayná Campos
– Ana Luísa Tavares
– Amelia Gutman
– Vanessa Ferreira
– Vanessa Souza
– Giselle Pinheiro de Santana
– DéboraeRicardo Salvini
– Márcia Sousa/Gabriela Corrêa
– Ana Lucia Panno
– Maria Cristina Oliveira
– Marinara Santos
– Andrea Martins
– Elaine Lima
– Regina Benayon
– Michelle Couto
– Marina Nascimento
– Giuly Vitória/Gabriela Solirrose
– Renata Spindola
– Raphaela Tavares
– Stela Maris
– Brenda Rodovalho
– Karen Gandra
– Guilherme Bracchi
– Luciana Lopes
– Odalea Celia Lourenço Lourenço
– Carla Alves
– Marcia E Jair
– Cláudia Valença
– Maísa Estorani
– Elisa Oliveira
– Oscar Dani Paim
– Andrea Medeiros
– Larissa Fulganio
– Andrea Miranda
– Yuri Veloso
– Helita Albuquerque
– Pedro Garrido/Joyce de Jesus
– Ana Carolina Da Silva Dartora
– Gabriela Thiago

Sem mais delongas, à galeria:

TB0002-20170119JP
(Fotos: Als. Fabrício, Thaís Rosales e Thayná Barbosa / Jornal Pelicano)