Chegando à metade do período de Adaptação 2017, o dia de hoje reservou aos candidatos o momento mais importante dessa etapa. Neste dia 18 de janeiro, todos os candidatos-alunos teriam a oportunidade de entrar e conhecer um navio mercante, ouvir profissionais da área, observar o ambiente e tirar todas as dúvidas sobre este ofício.

Hoje os candidatos teriam a certeza de que esse é a carreira e o futuro que escolherão para suas vidas.

Para que todas as turmas pudessem fazer as mesmas atividades previstas na rotina, a turma Alfa foi dividida em duas, A1 e A2. Acompanhe o dia dos candidatos:

A1, Delta e Echo

Candidatos posam em rebocador com os adaptadores ao fundo. (Foto: AdAl. Renata / Jornal Pelicano)

Estes candidatos despertaram mais cedo, e às 0600 já estavam na Alameda Alegrete para a inspeção de uniformes e café da manhã. Às 0700 foram ao GVREFOMM, e de lá partiram de lancha ao NT Lobato e ao SEA Brasil.

Passaram a manhã inteira à bordo dos navios. Sentiram o balanço, conheceram o Passadiço – onde os pilotos dão serviço -, e a Praça de Máquinas – habitat dos maquinistas. Acompanhados a todo momento pelos trabalhadores do navio, faziam perguntas e se habituavam ao cenário do mercante.

Retornando para almoçar no CIAGA, os candidatos dessas turmas já tinham na cabeça uma ideia da profissão. Sabiam quais desafios irão enfrentar e quais obstáculos estão posicionados entre eles e seus sonhos.

De volta ao chão, os candidatos posaram para as câmeras do Jornal Pelicano, para a foto da identificação militar que receberão, uma vez alunos da EFOMM. Após um lanche no meio da tarde, estes candidatos receberam mais instruções de hinos, canções e Ordem Unida, até o horário da janta.

A2, Bravo e Charlie

Turma Charlie treina Ordem Unida no arruamento principal do CIAGA. (Foto: Al. Thayná Barbosa / Jornal Pelicano)

Reunidos às 0630, estas turmas passaram pela inspeção de uniformes para que pudessem tomar o café da manhã. Do rancho partiram às salas de aula para as fotos de identificação. Após o lanche da manhã, estes candidatos tiveram instruções de hinos, canções e Ordem Unida até 1100, quando pararam para o almoço.

Quando as turmas que visitaram os navios de manhã chegaram de lancha, foi a vez deste grupo embarcar. Fazendo o mesmo roteiro no NT Lobato e SEA Brasil, os candidatos tiveram uma boa noção do que o futuro os reserva. Eles tiveram até às 1800 para conhecer e tirar dúvidas.

Noite

Candidatos levantam em respeito ao Exmo. Sr. CAlte Lourenço. (Foto: Al. Thaís Rosales / Jornal Pelicano)

Novamente reunidas após o jantar, as turmas foram ao Auditório Newton Braga para mais uma palestra de instrução. O CAlte Lourenço, Comandante do CIAGA ministrou a palestra, que falou sobre dois eventos recorrentes na EFOMM, o Dia do Comandante e o Dia da Cidadania. Todos foram à ceia tão logo a palestra encerrou-se.

Liberados, os candidatos foram aos alojamentos para descansar e preparar os uniformes, o material e a mente para o próximo dia.

Na lista dos reservas convocados, o 174 foi o último número chamado.

Penúltimo dia de promoção, veja os eleitos de hoje:
– Regina Benayon
– Michelle Couto
– Marina Nascimento
– Giuly Vitória / Gabriela Solirrose

Veja todas as fotos na nossa galeria! Clique na imagem abaixo:

TR0039-20170118JP
(Fotos: Als. Thaís Rosales e Thayná Barbosa / Jornal Pelicano)