Sábado, dia 28 de janeiro de 2017, pela manhã, os 150 novos alunos da turma Dezessete receberam suas platinas de primeiro ano da Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM), em cerimônia realizada no Pátio da Bandeira do Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA).

A quarta etapa do Processo Seletivo da EFOMM, o Período de Adaptação (documentado em nosso Diário de Bordo), iniciou-se no dia 9 de janeiro. Depois de 17 dias a bordo do CIAGA, conhecendo a rotina, assimilando as novidades e se adaptando à Escola, esta etapa se encerrava, na noite anterior à cerimônia, marcando o ingresso da nova turma de primeiranistas.

Chegada dos convidados

Os portões do CIAGA abriram para o público – pais, amigos e familiares dos novos – às 0800. A partir daí todos chegaram e concentraram-se direto no auditório Alte. Newton Braga, lugar bastante frequentado pelos, então, candidatos durante a adaptação. Para começar o dia, o Jornal Pelicano estreou para os presentes o vídeo das reações dos candidatos às mensagens de seus queridos.

AdAl. Nicole Zumpichiatti, ComAl. Thiago Ninck e AdAl. Camilla Mello recebendo os barretes de adaptadores. (Fotos: Al. Thaís Rosales / Jornal Pelicano)

Na sequência, o comandante do CIAGA, CAlte Gilberto Cezar Lourenço falou aos pais, ministrando uma palestra de apresentação do Centro que abrigará a nova turma durante os três anos acadêmicos.

Durante a palestra, os adaptadores recebiam, dos oficiais do ComCA, o barrete de Adaptador-Aluno, em um simples cerimônia. Ao saírem do auditório, os pais encontraram os alunos já fardados, aguardando por eles em formatura no Pátio da Bandeira.

Entrega das platinas

As platinas de primeiro ano já estavam nos bolsos dos novos “feras”. O abraço da família mostrava o carinho e o gesto de colocar as platinas pela primeira vez nos alunos demonstrava o orgulho. Um dia inesquecível para todos os presentes.

Familiares colocam as platinas nos seus candidatos. (Montagem: Jornal Pelicano)

Após os risos e choros do pátio, o CIAGA estava aberto para visitação. Adaptadores, feras e famílias puderam conhecer as instalações do Centro, como camarotes, grêmios, rancho, salas de aula e até a Lojinha da SAMM. Quando a licença tocou, todos foram para suas casas, prontos e ansiosos para iniciarem uma nova rotina na segunda-feira.

Nosso Jornal

O Jornal Pelicano dá as boas-vindas aos novos alunos, com votos de perseverança e sucesso para esta nova fase que dura três anos e precede uma bela carreira.

À esquerda no alto, a vice-presidente Renata e o presidente Nunes Alves. À direita, os fotógrafos Ricardo Jesus, Esthefanie Robattini, Fabrício, Thayná Barbosa e Thaís Rosales. (Montagem: Jornal Pelicano)

Aos novos leitores do nosso Pelicano, obrigado por acompanharem e fazer da cobertura desta adaptação a mais acessada e mais completa! Continuem conosco ao longo do ano e acompanhe a cobertura dos eventos que acontecem na EFOMM e suas curiosidades, assim como as novidades do Marinha Mercante brasileira e do mundo!

Todas as fotos do dia se encontram na nossa galeria! Clique abaixo e acesse:

TR0062-20170128JP
(Fotos: Als. Esthefanie Robattini, Fabrício, Miranda, Ney Felipe, Ricardo Jesus, Thaís Rosales e Thayná Barbosa / Jornal Pelicano)

Watch Full Movie Online Streaming Online and Download